Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19372
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A Contribuição da monitoria nos cursos de graduação : um estudo de caso do programa de monitoria do campus São Cristóvão da UFS |
Autor(es): | Cerqueira, Rafaela de Freitas |
Data do documento: | 19-Out-2023 |
Orientador: | Pacheco, Flavia Lopes |
Resumo: | A monitoria é um programa didático-pedagógico promovido pelas instituições de ensino superior, cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino e o aperfeiçoamento profissional e acadêmico. Nesse programa, discentes mais adiantados em sua graduação e com supervisão de um orientador transmitem seus conhecimentos adquiridos durante a sua graduação aos alunos monitorados, contribuindo assim no processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19, foram adotados diferentes métodos de ensino pelas instituições educacionais do mundo e o ensino remoto foi adotado como estratégia para continuação dessas atividades. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição acadêmica da monitoria para os monitores do campus São Cristóvão durante o ensino remoto. Além disso, foram formulados objetivos específicos que incluem descrever o funcionamento da monitoria do Campus São Cristóvão durante o ensino remoto, analisar a percepção dos monitores sobre a influência da monitoria em suas formações profissionais e acadêmicas, e identificar os aspectos positivos e negativos no processo de ensinoaprendizagem durante a monitoria no ensino remoto. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é de caráter descritivo com abordagem quanli-quanti. Para obter os dados necessários, foi utilizado o método de estudo de caso, que visa alcançar os objetivos propostos no trabalho e conhecer mais sobre as características da monitoria. Em conclusão, notou-se que a monitoria durante o ensino remoto foi considerada uma boa experiência, por permitir que os monitores colocassem em prática seus conhecimentos, auxiliassem os alunos e aprendessem mais, além de proporcionar uma diversidade de experiências. |
Abstract: | Mentoring is a didactic-pedagogical program promoted by higher education institutions, the aim of which is to improve the quality of teaching and professional and academic development. In this program, students who are more advanced in their degree and are supervised by an advisor pass on their knowledge acquired during their degree to the students being monitored, thus contributing to the teaching-learning process. Faced with the scenario caused by the Covid-19 pandemic, different teaching methods have been adopted by educational institutions around the world and remote teaching has been adopted as a strategy to continue these activities. The aim of this research is to analyze the academic contribution of monitoring for monitors at the São Cristóvão campus during remote teaching. In addition, specific objectives were formulated which include describing how the São Cristóvão Campus tutoring program works during remote teaching, analyzing the tutors' perception of the influence of tutoring on their professional and academic training, and identifying the positive and negative aspects of the teachinglearning process during tutoring in remote teaching. The methodological approach used in the research is descriptive with a quantitative approach. To obtain the necessary data, the case study method was used, which aims to achieve the objectives proposed in the work and learn more about the characteristics of monitoring. In conclusion, it was noted that monitoring during remote teaching was considered a good experience, as it allowed monitors to put their knowledge into practice, help students and learn more, as well as providing a diversity of experiences. |
Palavras-chave: | Secretariado executivo Ensino superior (UFS) Ensino remoto Aprendizagem Monitoria Remote teaching Teaching - learning Monitoring |
área CNPQ: | OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Cerqueira, Rafaela de Freitas. A contribuição da monitoria nos cursos de graduação : um estudo de caso do programa de monitoria do campus São Cristóvão da UFS. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19372 |
Aparece nas coleções: | Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela_Freitas_Cerqueira.pdf | 573,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.