Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19383
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGomes, Anderson da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-04T18:26:47Z-
dc.date.available2024-07-04T18:26:47Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationGOMES, Anderson da Silva. Sequência de Fibonacci: propriedades e aplicações na educação básica. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19383-
dc.description.abstractThe present work aims at studying the Fibonacci sequence, where we will highlight the historical context, various properties, and practical applications of educational activities. The guiding question was as follows: What educational activities can be developed with Junior students using the Fibonacci sequence? The adopted methodology involved a literature review of materials related to the topic: books, monographs, dissertations, articles, as well as the use of various websites. We began by discussing the historical context, where we emphasized aspects of Fibonacci’s life and his main works. Then, we delved into the study of its properties, where we defined and proved these properties. Subsequently, we commented on the activities applied to the Junior studentsâ classes.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo e ensino de matemáticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFibonaccipor
dc.subjectAplicacõespor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectZeckendorfeng
dc.subjectapplicationseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleSequência de Fibonacci: propriedades e aplicações na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Eder Mateus de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo o estudo sobre a sequência de Fibonacci, onde iremos destacar o contexto histórico, várias propriedades, e aplicações práticas de atividades didáticas. A questão norteadora foi a seguinte: Quais atividades didáticas podem ser desenvolvidas com alunos do segundo ano do ensino médio com a sequência de Fibonacci? A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de materiais relacionados com o tema: livros, monografias, dissertações, artigos, e também a utilização de alguns websites. Começamos falando sobre o do contexto histórico, onde destacamos aspectos sobre a vida de Fibonacci e suas principais obras, depois abordamos o estudo de suas propriedades, onde definimos e provamos essas propriedades. Em seguida, comentamos sobre as atividades aplicadas às turmas de 2º ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDERSON_SILVA_GOMES.pdf6,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.