Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19408
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Evidências da subalternização das autoras negras no livro didático: uma proposta de construção da afropotência no espaço escolar
Autor : Santana, Kátia Cilene Souza Alcântara
Fecha de publicación : 14-dic-2023
Director(a): Ribeiro, Maria Aparecida Silva
Resumen: A Lei n. 10.639/2003 assegura a inclusão no ensino da Educação Básica da história da África e do africano. Os Componentes Curriculares devem evidenciar a luta dos negros no Brasil, a sua cultura e a importância dos mesmos na formação da sociedade brasileira. O resgate da contribuição do povo negro para a economia, política, cultura e para as demais áreas sociais, fortalecendo para efetivação e respeito da diversidade cultural e étnico-racial. Mas, para essa lei ser sancionada, foi necessária muita luta e resistência dos Movimentos Negros Brasileiros. O Mestrado Profissional Profletras nos direcionou a pensar como esta lei está sendo posta em prática em nosso país, que tem raízes coloniais e patriarcais muito profundas. É perceptível que a literatura eleita como canônica é escrita por homens brancos e mulheres brancas. A partir desta reflexão, pesquisamos se as vozes das escritoras negras estavam sendo silenciadas no livro didático escolhido pelos professores da rede municipal de Catu, no Estado da Bahia, para os educandos do 9º ano do Ensino Fundamental. Após avaliarmos o livro Geração Alpha do 9º ano, da editora SM, e constatarmos a invisibilização das escritoras negras, tivemos como objetivo levar as educandas e educandos a conhecerem textos de escritoras de autoria negra, na perspectiva de desenvolverem a sua afropotência. Para alcançar os nossos objetivos, construímos a “Trilha da Afropotência das Yabás: Tecendo Palavras de Resistência de Afroempoderamento a partir do olhar de narrativas das escritoras negras”. Uma trilha pautada nas vozes das escritoras negras, no poder da linguagem e da oralidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa, este trabalho fundamenta-se em González (2020); Kilomba (2020) e bell hooks (2017). Desta forma, estaremos defendendo o cumprimento da Lei n. 10.639, ao estilhaçar correntes que subalternizam as escritoras negras nas salas de aula e ao desenvolver a afropotência dentro do espaço escolar.
Resumen : The Law 10.639/2003 ensures the inclusion in Basic Education of the history of Africa and the African, the struggle of Black people in Brazil, their culture, and the importance of Black individuals in the formation of Brazilian society. It aims to reclaim the contributions of the Black population to the economy, politics, culture, and other social areas, strengthening the effective implementation and respect for cultural and ethnic-racial diversity. However, for this law to be sanctioned, it required significant struggle and resistance from Brazilian Black Movements. The Professional Master's Degree Profletras guided us to ponder how this law is being put into practice in our country, which has deep colonial and patriarchal roots. It's noticeable that the literature chosen as canonical is predominantly authored by white men and women. From this reflection, we researched whether the voices of Black female writers were being silenced in the textbook chosen by teachers in the municipal network of Catu-Ba for 9thgrade students in Elementary School. After evaluating the Geração Alpha textbook from the 9th grade by the SM publisher and noting the invisibility of Black female writers, our objective was to introduce students to texts authored by Black women, aiming to develop their "afropotência" (a term related to African empowerment). To achieve our goals, we constructed the "Afropotência das Yabás Trail: Weaving Words of Resistance and Afroempowerment through the Perspectives of Black Female Writers." This trail is based on the voices of Black female writers, the power of language, and orality. For the development of this research, this work is grounded in González (2020), Kilomba (2020) e bell hooks (2017). In this way, we ensure compliance with Law 10.639, shattering chains that marginalize Black female writers in classrooms, and fostering "afropotência" within the school space.
Palabras clave : Literatura brasileira
Livros didáticos
Escritoras negras
Negros
Identidade racial
Afropotência
Black female writers
Textbook
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SANTANA, Kátia Cilene Souza Alcântara. Evidências da subalternização das autoras negras no livro didático: a proposta de construção da afropotência no espaço escolar. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19408
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KATIA_CILENE_SOUZA_ALCANTARA_SANTANA.pdf1,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.