Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1944
Document Type: Artigo
Title: A paródia de Verdi no romance de Nélida Piñon
Authors: Gomes, Carlos Magno Santos
Issue Date: Dec-2006
Abstract: Os romances de Nélida Piñon abordam obras consagradas com uma irreverência feminista poucas vezes exploradas na Literatura Brasileira. Um estilo desbravador que abre espaço para personagens femininas surpreendentes como a representação da atriz e da escritora. A dinâmica dessa estética acrescenta novos ângulos de leitura para as obras parodiadas como nos romances A força do destino (1977) e A doce canção de Caetana (1987), obras que nascem de óperas de Giuseppe Verdi. A partir dessa peculiaridade, desenvolvi um projeto de pesquisa que ressalta a originalidade do olhar feminista de sua literatura. Este artigo traz um esboço de algumas reflexões que foram desenvolvidos durante meu estágio de pós-doutorado (UFRJ), supervisionado por Elódia Xavier, uma das pesquisadoras fundadoras do GT da ANPOLL “A mulher na literatura”. Então, neste rápido artigo, trago apenas uma introdução ao tema da intertextualidade entre a ópera de Verdi e o romance de Piñon.
Keywords: Giuseppe Verdi
Paródia
Literatura feminista
Nélida Piñon
ISSN: 1980-8879
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citation: GOMES, C. M. S. A paródia de Verdi no romance de Nélida Piñon. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, Itabaiana, v. 2, p. 167-179, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1110>. Acesso em: 20 fev. 2017.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1944
Appears in Collections:DELI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ParodiaVerdiNelidaPinon.pdf131,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.