Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Viviane Andrade dos-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:53:32Z-
dc.date.available2024-07-05T18:53:32Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationPASSOS, Viviane Andrade dos. Sequências didáticas, história das mulheres e combate à violência doméstica no ensino de história. 2024. 311 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19465-
dc.description.abstractThis dissertation addresses the development of teaching sequences, grounded in the perspective of Women's History, that promote the fight against domestic violence against women in 9th grade classes of Elementary Education in a manner integrated with the contents of the History curriculum component. It adopts a quantitative and qualitative methodology: on one hand, the application of a diagnostic questionnaire on the social conditions of students and assessment of knowledge about domestic violence against women and the Maria da Penha Law; on the other, bibliographic research with analysis and selection of productions in books, scientific articles, dissertations, theses, digital archives, and website pages. It is based on the assumption that the approach proposed here promotes to students the knowledge and reflection on the female role in contemporary society, leading them to question the violences and invisibilities existing in public and private spaces that affect women. The research results in the production of teaching sequences that enable History teachers to work on sensitive themes, essential to the education of students in contemporaneity, for it is from questioning the actions of the present, that we find the answers in the past.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistória (estudo e ensino)por
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectViolência contra as mulherespor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectViolência familiarpor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectCidadania e direitos humanospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectAprendizagem históricapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectCitizenship and human rightseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectDomestic violence against womeneng
dc.subjectHistorical learningeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.titleSequências didáticas, história das mulheres e combate à violência doméstica no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fábio Alves dos-
dc.description.resumoA presente dissertação trata da elaboração de sequências didáticas, fundamentadas na perspectiva da História das Mulheres, que promovam o combate à violência doméstica contra as mulheres em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, de modo integrado aos conteúdos do componente curricular de História. Adota a metodologia quantiqualitativa: de um lado, a aplicação de um questionário diagnóstico sobre as condições sociais dos(as) alunos(as) e avaliação do conhecimento sobre violência doméstica contra as mulheres e Lei Maria da Penha; de outro, a pesquisa bibliográfica com análise e seleção de produções em livros, artigos científicos, dissertações, teses, arquivos digitais e páginas de websites. Parte-se do pressuposto de que a abordagem aqui proposta promova aos(às) discentes o conhecimento e a reflexão sobre o papel feminino na sociedade contemporânea, levando-os(as) a questionarem as violências e as invisibilidades existentes nos espaços públicos e privados que atingem as mulheres. A pesquisa resulta na produção de sequências didáticas que possibilitam aos(às) professores(as) de História trabalharem temas sensíveis, essenciais à formação dos(as) alunos(as) na contemporaneidade, pois é a partir do questionamento das ações do presente que encontramos as respostas no passado.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIANE_ANDRADE_PASSOS.pdf6,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.