Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lorena Nogueira Costa-
dc.date.accessioned2024-07-09T18:53:11Z-
dc.date.available2024-07-09T18:53:11Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena Nogueira Costa. Letramento literário: reflexões sobre a violência contra a mulher na literatura brasileira - uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19517-
dc.description.abstractThis project aims to develop literary literacy methods to form critical readers through the study of texts written by female authors discussing the issue of violence against women. Given the increasing gender violence rates during the pandemic, the importance of addressing this topic in the classroom and using literature as a tool for social change has become increasingly evident. The selection of works by Clarice Lispector ("The Language of the P"), Lygia Fagundes Telles ("Come See the Sunset"), and Marina Colasanti ("Yet Equally") aims to promote reflection on violence against women and patriarchal violence, following bell hooks' principles. In this context, Portuguese language classes become spaces of resistance against sexism and misogyny, contributing to students' critical development. This approach allows students not only to learn the language but also to become aware of social and gender issues in society. The theoretical basis for this work on literary literacy and literature in the school context includes Cosson, Dalvi, Gomes, Macedo, Zilberman, and Rouxel. To address issues of violence against women, Beauvoir, Tiburi, Bravo, hooks, Meneghel, and Portella were consulted. Ultimately, the aim is to prompt reflections on sexism, femicide, and female empowerment through literary literacy. Moreover, the study acknowledges the relevance of the school environment as a conducive space for social change and empowerment. Portuguese language classes are directed to serve as reflective spaces on the issue of femicide, aiming to confront patriarchy. The research was conducted at the Municipal School CAIC Misael Aguilar in Juazeiro-BA, involving 9th-grade students. The qualitative approach facilitated active student participation in the reflection and interpretation of the texts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectViolência contra as mulherespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectViolência patriarcalpor
dc.subjectEmpoderamento femininopor
dc.subjectEscola como agente de mudançapor
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectPatriarchal violenceeng
dc.subjectFemale empowermenteng
dc.subjectSchool as an agent of changeeng
dc.titleLetramento literário: reflexões sobre a violência contra a mulher na literatura brasileira - uma proposta para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Alexandre De Melo-
dc.description.resumoEste projeto procura desenvolver métodos de letramento literário visando a formação de leitores críticos, através do estudo de textos escritos por autoras que discutem a questão da violência contra a mulher. Diante do crescente índice de violência de gênero durante a pandemia, tornou-se cada vez mais evidente a importância de abordar esse tema em sala de aula e empregar a literatura como instrumento de transformação social. A escolha das obras de Clarice Lispector (A língua do P), Lygia Fagundes Telles (Venha ver o pôr do sol) e Marina Colasanti (Porém igualmente) tem como objetivo promover uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a violência patriarcal, seguindo os princípios de bell hooks. Nesse contexto, as aulas de Língua Portuguesa são direcionadas como espaços reflexivos para a questão do feminicídio, visando ao enfrentamento do patriarcado, contribuindo para o desenvolvimento crítico dos alunos. Essa abordagem permite que os alunos não apenas aprendam a língua, mas também se conscientizem dos problemas sociais e de gênero presentes na sociedade. Os teóricos de letramento literário e literatura no contexto escolar que embasam este trabalho são Cosson (2023 ), Dalvi (2021 ), Gomes (2019 ), Zilberman (2008 ) e Rouxel (2013 ). Para abordar as questões da violência contra a mulher foram utilizadas Beauvoir (1967 ), Bravo(2019 ), hooks(2020 ), Meneghel (2017 ) e Portella(2017 ). Busca-se, ao final, promover reflexões sobre machismo, feminicídio e empoderamento feminino por meio do letramento literário. Além disso, o estudo considera a relevância do espaço escolar como ambiente propício para a mudança social e o empoderamento. As aulas de Língua Portuguesa são direcionadas a serem espaços reflexivos sobre a questão do feminicídio, visando ao enfrentamento do patriarcado. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal CAIC Misael Aguilar, em Juazeiro-BA, com alunos do 9º ano. A abordagem qualitativa permitiu a participação ativa dos estudantes na reflexão e interpretação dos textos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA_NOGUEIRA_COSTA_OLIVEIRA.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.