Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Midiane Cordeiro da-
dc.date.accessioned2024-07-11T16:57:43Z-
dc.date.available2024-07-11T16:57:43Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Midiane Cordeiro da. Direitos humanos em aulas de História: propostas didáticas de promoção de cidadania em uma escola do Agreste de Alagoas (2020-2023). 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19565-
dc.description.abstractThis research seeks to demonstrate how human rights can enhance the history classes in the process of training for citizenship. We seek from thematic clippings enable new views on issues that permeate the daily lives our four students. The didactic experiences that resulted in the preparation of a textbook for history teachers were applied in the elementary school Crispiano Ferreira de Brito, in the municipality of Arapiraca – AL, in order to reinforce the promotion of human rights and citizenship in history classes. The proposals presented seek to fortify and implement the general humanities competencies in the national core curriculum (BNCC) and enhance the foundations of human rights education provided int the National Plan for Human Rights Education (PNEDH). The studies presented have the perspective of enabling the construction of didactic proposals that take significant historical knowledge in the face of the demands of the time lived, and so enabling readings of the world determined by the tools that historical studies offer.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistória (estudo e ensino)por
dc.subjectAlagoas (história)por
dc.subjectDireito e históriapor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEducação em direitos humanospor
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHuman rights educationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleDireitos humanos em aulas de História: propostas didáticas de promoção de cidadania em uma escola do Agreste de Alagoas (2020-2023)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maynard, Dilton Candido Santos-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca demonstrar como os direitos humanos podem potencializar as aulas de história no processo de formação para a cidadania. Buscamos a partir de recortes temáticos possibilitar novos olhares sobre questões que perpassam o cotidiano dos nossos educandos. As experiências didáticas que resultaram na elaboração de um caderno didático para professores de História, foram aplicadas na Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito, – no município de Arapiraca - AL, visando fortalecer a promoção dos direitos humanos e da cidadania nas aulas de história. As propostas apresentadas buscam fortalecer e efetivar as competências gerais das humanidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e potencializar os fundamentos da Educação em Direitos Humanos previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos humanos (PNEDH). Os estudos apresentados têm a perspectiva de possibilitar a construção de propostas didáticas que tornem o conhecimento histórico significativo frente as demandas do tempo vivido, e assim possibilitando leituras de mundo balizadas pelas ferramentas que os estudos históricos oferecem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIDIANE_CORDEIRO_SILVA.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.