Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Fábio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:14:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T17:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Fábio dos Santos. Obstáculos e dificuldades de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19571 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the experience of a didactic sequence to investigate the reasons that lead high school students to present obstacles and difficulties in learning quadratic function. Throughout the didactic sequence, students were given the opportunity to use metacognitive strategies in order to help overcome the obstacles and difficulties they may face in the construction of knowledge about quadratic function. It was assumed that understanding metacognitive strategies allows students to develop their own cognition and reflect on their knowledge. Throughout the research, the students' comprehension in solving problems involving quadratic function was analyzed, as well as the contribution of the students' previous knowledge in each class in the teaching and learning process was evaluated. This research was based on texts by the main theorists that support the object of study: Brousseau, Flavell and Zabala, among others. Some students from a public high school in Ribeira do Amparo, BA, participated in the research. They were given the opportunity, through the didactic sequence, to reflect about their role in the school context, their learning obstacles and difficulties, and to identify, through metacognition, the instruments that will lead them to want to study in a pleasurable and meaningful way. The research contributed to ratify the importance of promoting inquiry and metacognition in a didactic sequence process, by valuing the students' experience and the dialogue among them in the classroom. The study also helped to understand their difficulties and obstacles in learning about the quadratic function. For this learning, it is necessary to bring to the classroom a welcoming and innovative environment that promotes in students the ability to solve problems and deal with numerical information. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Funções algébricas | por |
dc.subject | Didática (ensino médio) | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Função quadrática | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Obstáculos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Quadratic function | eng |
dc.subject | Following teaching | eng |
dc.subject | Metacognition | eng |
dc.subject | Obstacles | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Obstáculos e dificuldades de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Divanizia do Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar a vivência de uma sequência didática para investigar sobre as razões que levam os alunos do ensino médio a apresentarem obstáculos e dificuldades na aprendizagem de função quadrática. Durante a sequência didática, aos alunos foi oportunizado utilizar estratégias metacognitivas, com a finalidade de auxiliar na superação dos obstáculos e dificuldades que eles possam enfrentar na construção de conhecimentos sobre função quadrática. Partiu-se do pressuposto que compreender estratégias metacognitivas permita ao discente o desenvolvimento da própria cognição e a reflexão sobre seus conhecimentos. Durante a pesquisa, foi analisado sobre a compreensão dos estudantes na resolução de problemas que envolvam Função Quadrática, bem como foi avaliada a contribuição dos conhecimentos prévios dos alunos em cada aula no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa esteve apoiada em textos dos principais teóricos que fundamentam o objeto de estudo: Brousseau, Barbosa, Oliveira, Zabala entre outros. Os sujeitos da pesquisa em questão foram alguns alunos de uma escola pública estadual do ensino médio, na cidade de Ribeira do Amparo – BA, que foram oportunizados por meio da sequência didática a refletirem sobre seu papel no contexto escolar, seus obstáculos e dificuldades de aprendizagem e à identificação, por meio da metacognição, dos instrumentos que os levarão a querer estudar de maneira prazerosa e significativa. A pesquisa contribuiu para ratificar a importância da investigação e da metacognição em um processo de sequência didática, por valorizar a experiência dos alunos e o diálogo entre eles em sala de aula. Esse estudo também auxiliou a compreender sobre suas dificuldades e obstáculos de aprendizagem sobre função quadrática. Para essa aprendizagem, faz-se necessário trazer para sala de aula um ambiente acolhedor e inovador, que promovam nos alunos a capacidade de resolver problemas e lidar com informações numéricas, algébricas e gráficas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIO_SANTOS_ANDRADE.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.