Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19575
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Circular village: o ensino da economia circular na gestão da construção civil |
Autor : | Teodósio, Pamella Menezes |
Fecha de publicación : | 4-abr-2024 |
Director(a): | Santos, Débora de Gois |
Resumen: | A sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões de diversos setores, apresentando-se como uma maneira de reduzir os problemas ambientais, e a construção civil é um desses. Sendo assim, tornam-se necessários estudos que desenvolvam formas de realizar as atividades da construção com diminuição ou escassez destas ações degradantes. Em virtude disso, vem sendo discutida a economia circular. Como forma de inserção deste assunto no ambiente acadêmico, tanto para profissionais em formação quanto aos que já estão no mercado de trabalho, pode-se fazer uso de jogos, que funcionaria como uma ferramenta de metodologia ativa. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e aplicar um jogo didático para o ensino da temática “Economia Circular na Gestão da Construção”. Para isso, foi desenvolvido um método baseado no Design Science Research, com Mapeamento Sistemático da Literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de formulários durante observação indireta de jogos didáticos para maior conhecimento sobre os jogos de aprendizagem, como também a pesquisa de elementos essenciais para a construção de jogos deste tipo, elaboração de jogo, aplicação e validação do artefato. A parte final da metodologia consistiu na descrição do jogo desenvolvido, a aplicação do mesmo e de questionários pré e pós dinâmica para observação do processo de aprendizagem para os discentes e de ensino para os docentes. Acerca dos resultados, todo o processo do DSR permitiu a construção de um jogo didático conciliando o aprendizado da gestão da construção com a economia circular, fazendo o uso de blocos de montar com encaixe e podendo ser aplicado para treinamento ou ensino. Sendo assim, os resultados apontam que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos assuntos trabalhados pela economia circular para os discentes, e permitiu que alguns professores pudessem compreender o contexto da economia circular na sua disciplina, o que mostra a sua eficácia como ferramenta de metodologia ativa para o ensino. Espera-se então que possa ser incorporado no contexto acadêmico, bem como possa ser alterado para abordar novas disciplinas. |
Resumen : | Sustainability has been gaining ground in discussions across various sectors, presenting itself as a way to reduce environmental problems, and the construction industry is one of them. Therefore, studies are needed to develop ways to carry out construction activities with reduced or scarce degrading actions. As a result, the concept of circular economy has been under discussion. To introduce this topic into the academic environment, both for professionals in training and those already in the workforce, games can be used as a tool for active methodology. Thus, this research aims to construct and apply a didactic game for teaching the theme "Circular Economy in Construction Management". For this purpose, a method based on Design Science Research was developed, including Systematic Literature Mapping, bibliographic research, formulation and application of forms during indirect observation of didactic games for a deeper understanding of learning games, as well as the research of essential elements for the construction of such games, game design, application, and validation of the artifact. The final part of the methodology consisted of describing the developed game, its application, and pre- and post-dynamic questionnaires to observe the learning process for students and teaching for teachers. Regarding the results, the entire DSR process allowed the construction of a didactic game reconciling construction management learning with circular economy, using interlocking building blocks and suitable for training or teaching. Thus, the results indicate that the game contributed to the learning of circular economy topics for students and enabled some teachers to understand the context of circular economy in their discipline, demonstrating its effectiveness as an active methodology tool for teaching. It is hoped that it can be incorporated into the academic context and modified to address new disciplines. |
Palabras clave : | Desenvolvimento sustentável Jogos educativos Construção civil Engenharia (estudo e ensino) Economia circular Jogos Construção Blocos de montar Ensino Aprendizagem Circular economy Games Construction Building blocks Teaching Learning |
Área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citación : | TEODÓSIO, Pamella Menezes. Circular village: o ensino da economia circular na gestão da construção civil. 2024. 301 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19575 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAMELLA MENEZES TEODOSIO.pdf | 11,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.