Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Cíntia do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:21:48Z-
dc.date.available2024-07-22T14:21:48Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationGOMES, Cíntia do Nascimento. Corpo e memória: nuances e reverberações na formação docente. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19633-
dc.description.abstractThe body is an instrument of social relationship, interaction with the world and the sensible; it's an important element of the relationship between the individual and the knowledge. By talking about corporeity, we intend to understand the body and how its movements may influence in a teacher’s learning. This work aims to analyses how the body is developed in the process of graduation of students of pedagogy course. Based specially on Zanella (2013), the main methods for data collection were experimental workshops. This device sought to analyze the body resourcefulness recorded during the workshops, specifically oral and written expressions, in other words, the narratives of the individuals and the poetic or imagery manifestations. The research had bibliographic and experimental aspects, in synthesis, the leading theorists’ works in which this study is anchored on are: Rios and Moreira (2015), Rodrigues and Silva (2018), Moyzés and Mota (2014), Pereira and Bomfim (2006). Leading from the supposition that the understanding over the body operations contributes to comprehend the formation process of each teacher, because one speaks and communicate through gestures and oral expressions. In summary, this study’s contribution indicates that the conceptions, uses and practices of the body on the teacher education enable improvements in the teaching and learning process of children. Evidencing the necessity of preparing the teacher to act in the development of a body education method that assists students in the learning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectTeacher’s learningeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBodyeng
dc.titleCorpo e memória : nuances e reverberações na formação docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roselusia Teresa de Morais-
dc.description.resumoO corpo é um instrumento de relação social, interação com o mundo e o sensível, é um elemento importante na relação do indivíduo com o conhecimento. Ao falar em corporeidade pretendemos conhecer o corpo e entender o quanto os movimentos que exercemos diariamente podem influenciar na aprendizagem para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar as memórias de processos formativos, reveladas nas narrativas e expressas no corpo de estudantes, do quarto período curricular da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. Fundamentado, especialmente em Zanella (2013), o principal instrumento metodológico utilizado foi o uso de oficinas experimentais, as quais foram constituídos eixos norteadores para a coleta de dados. Este recurso buscou analisar as manifestações corporais apresentadas nos registros memorialísticos evidenciados durante as oficinas, sejam estas indicadas nas expressões orais e escritas, ou seja, tanto a partir das narrativas dos sujeitos, como também a partir das produções poéticas ou imagéticas. A pesquisa teve caráter bibliográfico e experimental, e em síntese, os princípios teóricos que embasam este estudo são ancorados em: Rios e Moreira (2015), Rodrigues e Silva (2018), Moyzés e Mota (2014), Pereira e Bomfim, (2006). Partindo do pressuposto principal de que o corpo na formação docente contribui para entender o processo de formação de cada professor, pois o mesmo fala por si através dos gestos e da expressividade. Em suma, as contribuições deste estudo sinalizam que as concepções, usos e as práticas do corpo na formação docente possibilitam melhorias no processo de ensino aprendizagem das crianças, mas para isso é necessário prepararmos os docentes para atuar no desenvolvimento de uma educação corporal que auxilie na aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cíntia_Nascimento_Gomes.pdf8,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.