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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19639Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Hortência Vieira Dias da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:27:32Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-22T19:27:32Z | - |
| dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Hortência Vieira Dias da. Perfil funcional e socioepidemiológico de jovens com transtorno do espectro autismo (TEA) residentes do município de Lagarto, Sergipe, Brasil. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19639 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Fisioterapia | por |
| dc.subject | Autismo | por |
| dc.subject | CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | por |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autismo | por |
| dc.subject | Estado funcional | por |
| dc.subject | Escolaridade | por |
| dc.title | Perfil funcional e socioepidemiológico de jovens com transtorno do espectro autismo (TEA) residentes do município de Lagarto, Sergipe, Brasil | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Machado, Lavínia Teixeira de Aguiar | - |
| dc.description.resumo | Resumo : Introdução: Jovens autistas apresentam alterações nas habilidades de comunicação e de aprendizagem, que podem afetar negativamente as interações sociais e dificultar as adaptações aos ambientes, prejudicando o convívio na sociedade e no cenário escolar. Objetivo: identificar o perfil funcional e socioepidemiológico de jovens com TEA do município de Lagarto, Sergipe, em idade escolar, matriculados na rede municipal de ensino. Método: Trata-se de um estudo transversal através de um formulário eletrônico confeccionado pelo Google Forms®, que foi enviado aos pais ou responsáveis de jovens autistas em idade escolar a partir de informações enviadas pela Secretaria Municipal de Educação de Lagarto. O formulário foi composto por dados sociodemográficos, avaliação funcional baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e o questionário Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA). A tabulação dos dados foi feita mediante planilhas do Google Sheets®. Resultados: 52 crianças e adolescentes com TEA estão matriculados no ensino regular do município. Destas, os responsáveis de 6 jovens com TEA responderam o formulário. Em relação a alfabetização, 16,7% lê e 33,3% escrevem. No quesito renda per capita. 66,7% vivem com meio salário mínimo por pessoa. Em relação à funcionalidade, 100% dos jovens apresenta deficiência na atenção, 83,3% nas funções emocionais, 66,7% nas funções mentais da linguagem. Quanto à interação social, 83,3% apresenta dificuldade em ouvir, aprender a ler, escrever, calcular, resolver problemas, realizar múltiplas tarefas, recepção de mensagens não verbais e na educação escolar Nas relações e interações pessoais, 83,3% tem dificuldade nas interações interpessoais complexas e com estranhos, nas relações sociais informais e na vida comunitária. Conclusão: Os participantes do estudo apresentam bom nível de funcionalidade física, e prejuízos significativos na atenção, funções emocionais, aprendizagem, comunicação, interações pessoais e atividades interligadas à participação social. | pt_BR |
| dc.publisher.department | DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | Lagarto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Fisioterapia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Hortência_Vieira_Dias_da_Silva_TCC.pdf | 7,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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