Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19710
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uma comparação dos tipos de enunciados de problemas matemáticos na abordagem de equação do 1° grau nos livros didáticos Matemática Bianchini e Compreensão e Prática (PNLD 2017 e 2020)
Título(s) alternativo(s): A comparison of two types of mathematical problem statements in the approach to 1st-grade equations in Bianchini and comprehensive mathematical didactic books (PNLD 2017 and 2020)
Autor(es): Souza, Barbara Bettina Oliveira
Data do documento: 27-Fev-2024
Orientador: Santos, Ivanete Batista dos
Resumo: No presente trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo comparar tipos de enunciados de problemas matemáticos na abordagem de Equação do 1° Grau nos livros didáticos Matemática Bianchini e Compreensão e Prática (PNLD 2017 e 2020). Vale ressaltar que as fontes foram selecionadas por serem exemplares da coleção mais adotada para uso em escolas públicas de Aracaju/SE, do PNLD 2017, bem como estarem entre as três obras dos Anos Finais mais escolhidas do PNLD 2020. A indagação norteadora que desencadeou a pesquisa foi a seguinte: quais os tipos de enunciados de problemas matemáticos identificados nos livros didáticos de Matemática em edições diferentes de PNLD, em relação à Equação do 1° Grau? Para responder a essa indagação foram realizados dois movimentos, o primeiro foi um mapeamento das dissertações relacionadas à temática disponíveis na BDTD, em que foram selecionadas as dissertações de Trindade (2012) e Corá (2019) para revisão bibliográfica. A partir da apropriação do entendimento de problemas matemáticos, adotados pelos autores dessas dissertações, priorizou-se o trabalho dos enunciados a partir da classificação estabelecida por Dante (2005). Em um segundo movimento, foi realizada inicialmente a tipificação dos enunciados presentes na abordagem de equação do 1º grau nos exemplares selecionados de diferentes PNLD para em seguida efetuar a comparação. Como resultado da tipificação nos exemplares da coleção Matemática Bianchini, foram identificados cento e setenta e um problemas, e nos exemplares de Matemática Compreensão e Prática, foram identificados duzentos e trinta problemas. Assim, ao compará-los, foi possível identificar que em ambos os exemplares, com exceção da obra de Silveira (2015), não foi encontrado problema - processo ou heurístico, foram identificados exercício de algoritmo, exercício de reconhecimento, problema padrão simples e composto, problema – processo ou heurístico, problema de aplicação e problemas de quebra-cabeça, sendo o mais identificado, em todos os exemplares, o problema padrão.
Abstract: In the present work presents the result of research that aims to compare types of statements of mathematical problems in the approach to Equação do 1° Grau in the textbooks Mathematics Bianchini and Comprehension and Practice (PNLD 2017 and 2020). It is worth highlighting that the fonts selected by them will be examples of the collection most suitable for use in public schools of Aracaju/SE, from PNLD 2017, as they will be among the three works two Years Finals most selected by PNLD 2020. A northern investigation that unleashed a The research was as follows: What are the types of mathematical problem statements identified in the teaching books of Mathematics in editions different from PNLD, about the 1st Grade Equation? To respond to this inquiry, two movements were made, first of all, there was a map of the dissertations related to thematic topics available in BDTD, in which were selected the dissertations of Trindade (2012) and Corá (2019) for a bibliographic review. From the appropriation of the understanding of mathematical problems, given to the authors of these dissertations, prioritizing the work of two statements from the classification established by Dante (2005). In a second move, it was initially carried out to typify two statements present in the approach to the equation of the 1st grade of the selected exemplars from different PNLD to then carry out a comparison. As a result of typifying our exemplars from the Bianchini Mathematical School, we identified one hundred and seventy-one problems, and in our exemplars of Mathematics Comprehension and Practice, we identified two and three problems. Thus, to compare them, it was possible to identify that in both the exemplars, except the work of Silveira (2015), no problem was found - process or heuristic, were identified algorithm exercise, recognition exercise, simple and composite master problem, problem – process or heuristic, application problem and brain-brain problems, being the most identified, in all the examples, the main problem.
Palavras-chave: Matemática (ensino fundamental)
Livros didáticos
Equações
Equação do 1° grau
Tipificação de problemas matemáticos
1st grade equation
Didactic book
Math problems
Typification of mathematical problems
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Barbara Bettina Oliveira. Uma comparação dos tipos de enunciados de problemas matemáticos na abordagem de equação do 1° grau nos livros didáticos Matemática Bianchini e Compreensão e Prática (PNLD 2017 e 2020). 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19710
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA_BETTINA_OLIVEIRA_SOUZA.pdf4,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.