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dc.contributor.authorMota, Ana Beatriz Dantas-
dc.date.accessioned2024-08-06T10:33:05Z-
dc.date.available2024-08-06T10:33:05Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationMota, Ana Beatriz Dantas. O ensino do curso de administração na Universidade Federal de Sergipe em face às exigências do mercado de trabalho. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19737-
dc.description.abstractTeaching at business schools in Brazil has undergone significant transformations in recent years. One of the main changes has been the recognition of the need for broader training, which goes beyond technical skills and includes socio-emotional and behavioral skills. Thus, the present study discussed the quality of teaching in the Administration course at the Federal University of Sergipe in light of the demands of the job market. Using the qualitative approach as a methodology based on data analysis following the clustering technique according to Valli (2002). As a result, 100 vacancies were found that included the sample of this research. The data showed that the current curriculum of the Administration course at the Federal University of Sergipe (UFS) in São Cristóvão, presents a satisfactory number of subjects that address Hard Skills relevant to the job market, as indicated by the job vacancy descriptions. . However, it is noteworthy that according to the Administration department at UFS – São Cristóvão (DAD), the current schedule came into force in the 2017.1 academic period, and is governed to this day. However, the grid provides outdated knowledge about new market trends, taking into account that there have been many marketing, technological and behavioral changes over these 6 years. In short, this research developed a thorough analysis of the congruence between the curriculum of the Administration course at the Federal University of Sergipe – São Cristóvão and the current demands in the job market. Through the meticulous evaluation of the Hard Skills and Soft Skills most demanded in job opportunities, as well as the comparison between the current and future curriculum, gaps and areas that could be improved in the academic curriculum were identified.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectHard Skillseng
dc.subjectSoft Skillseng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectJob marketeng
dc.titleO ensino do curso de administração na Universidade Federal de Sergipe em face às exigências do mercado de trabalhopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pedroso, José Pedro Penteado-
dc.description.resumoO ensino nas instituições de ensino superior de administração no Brasil tem passado por transformações significativas nos últimos anos. Uma das principais mudanças tem sido o reconhecimento da necessidade de uma formação mais ampla, que vá além das habilidades técnicas e inclua habilidades socioemocionais e comportamentais. Dessa forma, o presente estudo versou sobre a discussão da qualidade do programa e ementas do curso de Administração na Universidade Federal de Sergipe em face às exigências do mercado de trabalho. Tendo como metodologia a abordagem qualitativa a partir da análise dos dados seguindo a técnica de clusterização segundo Valli (2002). Como resultados foram selecionadas 100 vagas que contemplam a amostra desta pesquisa. Os dados evidenciaram que a atual grade curricular do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristóvão, apresenta um número satisfatório de disciplinas que abordam as hard skills relevantes para o mercado de trabalho, conforme indicado pelas descrições de vagas de emprego. No entanto, destaca-se que de acordo com o departamento de Administração da UFS – São Cristóvão (DAD), a grade atual entrou em vigor no período letivo de 2017.1, e é regida até os dias atuais. Entretanto, a grade fornece um conhecimento desatualizado acerca das novas tendências do mercado, levando em consideração que houve muitas mudanças mercadológicas, tecnológicas e comportamentais ao longo destes 6 anos. Em suma, a presente pesquisa desenvolveu uma análise minuciosa da congruência entre as grades curriculares do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão e as exigências vigentes no mercado de trabalho. Por meio da meticulosa avaliação das hard skills e soft skills mais demandadas nas oportunidades de emprego, bem como da comparação entre a grade curricular em vigência e a futura, identificaram-se lacunas e áreas passíveis de aprimoramento no currículo acadêmicopt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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