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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Bordando crônicas: uma proposta de escrita para o 9º ano
Autor(es): Nascimento, Josefa Barbosa do
Data do documento: 29-Fev-2024
Orientador: Silva, Leilane Ramos da
Resumo: Reconhecida como um dos principais lugares em que se dá o processo de ensino-aprendizagem, à escola cabe a tarefa de desenvolver as competências de leitura e de escrita dos estudantes, habilidades imprescindíveis à inserção desses sujeitos em sociedade. Tal incumbência tem sido, ano sobre ano, preocupação dos professores, muitas vezes responsabilizados pelos baixos índices que os alunos demonstram em exames de avaliação em larga escala. A par desse cenário de cobrança e luta pela melhoria do ensino, sobremaneira após as dificuldades intensificadas pela pandemia COVID-19, nasceu este estudo, cuja proposta foi desenvolver a competência escrita dos alunos por meio de atividades centradas na leitura e produção autoral do gênero crônica. Para tanto, recorreu-se, com o fito de realçar a produção literária feminina sergipana, à obra intitulada Apenas fugindo, da tobiense Thiarlley Valadares e destacar o empoderamento feminino representado pelas bordadeiras locais. Metodologicamente, a proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Telma de Souza Almeida, situada em Tobias Barreto-SE, a partir de sequência didática constituída de 5 módulos: 1) Conhecendo o gênero crônica; 2) Descobrindo as temáticas das crônicas de Thiarlley – preparando-se para a escrita; 3) Bordando crônica – excursão à cooperativa das bordadeiras no povoado Nova Brasília; 4) Escrevivência – a escrita pautada em contextos reais; 5) Reescrita. Teoricamente, ganharam destaque, entre outros, estudos como os de: i) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2004) e Cândido (1980, 1992, 1993), como fôlego para discussões relativas ao trabalho com gêneros textuais; ii) Leffa (1996), Solé (2015) e Koch e Elias (2009), que versam sobre a natureza e a importância do desenvolvimento de estratégias de leitura; e iii) Passareli (2004, 2012), Silva e Cardoso (2015), Silva et al (2018) e Soares (2009), para quem a escrita é uma atividade eminentemente processual. A análise espelhou não apenas a articulação que os alunos fizeram entre bordar e escrever como atividades que demandam cumprimento de etapas, com a produção de segundas versões de crônicas mais bem ajustadas e uma afirmação de confiança em si mesmos, com o diferencial de conhecerem um pouco mais sobre a produção literária feminina do município onde habitam. Em alinhamento com o propósito do Profletras de colaborar com a melhoria do ensino de língua portuguesa, a aplicação da trilha culminou na elaboração de um caderno pedagógico destinado a docentes dessa área, para replicação das atividades e/ou proposição de novas ações com foco na produção textual, subsidiadas por leituras afinadas com os respectivos interesses dos discentes.
Abstract: Recognized as one of the main places where the teaching-learning process takes place, the school hasthe task of developing students' reading and writing skills, which are essentialskills for the insertion of these subjects in society. This task has been, year after year, a concern of teachers, who are often blamed for the low rates that students demonstrate in large-scale assessment exams. Along with this scenario of demand and struggle for the improvement of teaching, especially after the difficulties intensified by the COVID-19 pandemic, this study wasborn, whose proposal was to develop students' written competence through activities centered on reading and authorial production of the chronicle genre. To this end, the work entitled Só fugindo, by Thiarlley Valadares, was used in order to highlight the feminine literary production of Sergipe, by Thiarlley Valadares and to highlight the female empowerment represented by local embroiderers. Methodologically, the proposal was applied in a 9th grade class at the Telmade Souza Almeida Municipal Elementary School, located in Tobias Barreto-SE, based on a didactic sequence consisting of 5 modules: 1) Knowing the chronic genre; 2) Discovering the themes of Thiarlley's chronicles – preparing for writing; 3) Embroidering chronicle – excursionto the embroiderers' cooperative in the village of Nova Brasília; 4) Writing – writing based onreal contexts; 5) Rewriting. Theoretically, studies such as those of: i) Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2004) and Cândido (1980, 1992, 1993) gained prominence, among others, as a breath of fresh air for discussions related to work with textual genres; ii) Leffa (1996), Solé (2015) and Koch and Elias (2009), which deal with the nature and importance of developing reading strategies; and iii) Passareli (2004, 2012), Silva and Cardoso(2015), Silva et al (2018) and Soares (2009), for who writing is an eminently procedural activity. The analysis mirrored not only the articulation that the students made betweenembroidery and writing as activities that require the fulfillment of stages, with the production of second versions of better adjusted chronicles and an affirmation of confidence in themselves,with the differential of knowing a little more about the female literary production of the municipality where they live. In line with Profletras' purpose of collaborating with the improvement of Portuguese language teaching, the application of the trail culminated in the elaboration of a pedagogical notebook aimed at teachers in this area, to replicate activities and/or propose new actions focused on textual production, subsidized by readings in tune withthe respective interests of students.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura feminista
Crônicas
Escrita
Leitura (ensino fundamental)
Cultura na literatura
Escrita processual
Cultura local
Bordadeiras
Chronic
Procedural writing
Reading
Local culture
Embroiderers
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: NASCIMENTO, Josefa Barbosa do. Bordando crônicas: uma proposta de escrita para o 9º ano. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19756
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