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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem em Matemática na educação de pessoas jovens, adultas e idosas - EPJAI: um estudo em uma escola do campo em Paripiranga-BA
Autor(es): Santos, Josefa Manuela dos
Data do documento: 15-Mar-2024
Orientador: Lima, Maria Batista
Resumo: A invisibilidade associada a determinados grupos sociais configura-se como um fator relevante para a inquietação e para a busca por mudanças, principalmente no viés da educação e no contexto sociocultural. Assim, nascem as indispensáveis reflexões e atitudes acerca da Educação do Campo e da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), tendo em vista que essas modalidades surgem a partir de um contexto de luta e de resistência perante os contextos históricos marcados pela exclusão, bem como por uma educação descontextualizada, voltada apenas para determinados grupos ou para o trabalho. Nessa perspectiva, nasce o estudo em questão, a partir do problema de pesquisa “Quais as percepções e práticas de ensino e aprendizagem em Matemática apresentadas por profissionais e estudantes da EPJAI em uma Escola do Campo de Paripiranga-BA?”. Consoante o problema de pesquisa, definiu-se como objetivo geral analisar as percepções e práticas de ensino e aprendizagem de Matemática na EPJAI em uma Escola do Campo de Paripiranga-BA. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) repertoriar percepções dos/das docentes e discentes participantes da pesquisa sobre EPJAI e Educação do Campo e sobre as especificidades de ensinar e aprender matemática nesse contexto; b) relacionar as práticas de ensino em matemática desenvolvidas no contexto da pesquisa; c) identificar possíveis relações entre os princípios político-pedagógicos da EPJAI e a Educação do Campo no ensino e aprendizagem da matemática na escola campo da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório, de natureza descritiva e explicativa. Os procedimentos metodológicos incluem análise de dados bibliográficos por meio de meta-análise de produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o objeto de estudo, além de realização de entrevistas semiestruturadas com as e os participantes da pesquisa. São participantes do estudo membros da coordenação do projeto, três professoras (uma de cada área de ensino), uma pedagoga e uma agrônoma, 18 educandos e educandas das Fase I (anos iniciais do Ensino Fundamental) e da Fase II (anos finais do Ensino Fundamental) e 3 sujeitos da comunidade envolvidos com o projeto. Entre os principais referenciais teóricos estão Freire (1979, 1994, 2017), Caldart (2004, 2010), D’Ambrosio (1991, 1997, 1998, 2009, 2018), Arroyo (2011, 2017) e Haddad e Di Pierro (2000). Como principais resultados, identifica-se a necessidade de novos estudos envolvendo a Educação do Campo e a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas de forma integrada. Além disso, referente ao projeto EPJAI Campo na comunidade Baixão, comunidade situada em Paripiranga-BA, identifica-se que o referido projeto tem como base princípios de uma educação contextualizada, libertadora e transformadora, aproximando-se dos princípios da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática. Realiza-se o diagnóstico do contexto histórico, social e cultural da comunidade, identificando-se os problemas e potencialidades para a busca de metodologias e estratégias que amenizem/sanem os problemas identificados e ampliem as potencialidades, articulando-se práticas por meio do experimento construído no colégio, a mandala agroecológica, dos Tempos Comunidade/Tempos Escola e das Partilhas de Saberes.
Abstract: The invisibility associated with certain social groups is a significant factor contributing to unrest and the quest for change, particularly within educational and sociocultural contexts. Thus, essential reflections and attitudes concerning Rural Education and Education for Young, Adults, and Elderly People (EYAEP) emerge, recognizing that these modalities originate from a context of struggle and resistance, against historical contexts marked by exclusion and decontextualized education aimed only at specific groups or types of work. From this perspective, the study in question was developed, based on the research problem: “What are the perceptions and practices of teaching and learning in mathematics presented by EYAEP professionals and students in a Rural School in Paripiranga-BA?” The general objective is to analyze the perceptions and practices of teaching and learning Mathematics at EYAEP in a Rural School in Paripiranga-BA. To achieve this, the following specific objectives were defined: a) to list the perceptions of teachers and students participating in the research regarding EYAEP and Rural Education and the specificities of teaching and learning mathematics in this context; b) to relate the mathematics teaching practices developed within the research context; c) to identify possible relationships between the political-pedagogical principles of EYAEP and Rural Education in teaching and learning mathematics at the research site. This study is an exploratory case study, descriptive and explanatory in nature. The methodological procedures include the analysis of bibliographic data through meta-analysis of productions from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDLTD) on the object of study, and the conducting of semi-structured interviews with research participants. Participants in the study include project coordination members, three teachers (one from each teaching area), one pedagogue and one agronomist, 18 students from Phase I (initial years of elementary school) and Phase II (final years of elementary school), and three community members involved with the project. Among the main theoretical references are Freire (1979, 1994, 2017), Caldart (2004, 2010), D’Ambrosio (1991, 1997, 1998, 2009, 2018), Arroyo (2011, 2017), and Haddad and Di Pierro (2000). The primary results highlight the need for further studies involving Rural Education and the integrated Education of Young, Adult, and Elderly People. Additionally, regarding the EYAEP Rural project in the Baixão community, located in Paripiranga-BA, it is identified that this project is based on principles of contextualized, liberating, and transformative education, aligning with the principles of Alternation Pedagogy and Ethnomathematics. A diagnosis of the historical, social, and cultural context of the community is conducted, identifying the problems and potentialities for developing methodologies and strategies that mitigate/solve the identified issues and expand the potentialities, articulating practices through the constructed experiment at school, the agroecological mandala, Community Times/School Times, and Knowledge Sharing.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Educação de jovens e adultos (EJA)
Educação de idosos
Aprendizagem matemática
Educação para pessoas jovens, adultas e idosas (EPJAI)
Educação do campo
Mathematics teaching
Mathematical learning
Education for young, adult, and elderly people (EYAEP)
Youth and adult education (YAE)
Rural education
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Josefa Manuela dos. Ensino e aprendizagem em Matemática na educação de pessoas jovens, adultas e idosas - EPJAI: um estudo em uma escola do campo em Paripiranga-BA. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19759
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