Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19765
Tipo de Documento: Monografia
Título: Inovação no modelo de negócio : um estudo com microempreendedores individuais
Autor(es): Santos, Maria Larissa dos
Data do documento: 26-Out-2023
Orientador: Lima, Glessia Silva de
Resumo: Os microempreendedores individuais precisaram se adaptar e aprimorar o negócio frente aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Dito isso, este estudo tem como objetivo geral compreender quais inovações no modelo de negócio foram implementadas pelos microempreendedores individuais durante a pandemia de COVID-19. Sobre a metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa e exploratória. Para o recolhimento dos dados foi realizada entrevista com 04 microempreendedores individuais que residem em Sergipe. Os dados foram analisados com o objetivo de responder às questões de pesquisa deste estudo. Foi percebido com os resultados adquiridos que os microempreendedores individuais ingressam no negócio devido à influência de pessoas da família que já são do ramo ou por necessidade. Também foi verificado que as pessoas utilizam a inovação para o melhor aprimoramento dos negócios, seja no produto, no processo, na forma de entrega, como forma de buscar novas formas de atender as necessidades dos clientes. Como contribuição, o estudo ajuda a compreender melhor as inovações implementadas por microempreendedores individuais no nível do modelo de negócio.
Abstract: Individual microentrepreneurs needed to adapt and improve their business in the face of the challenges posed by the COVID-19 pandemic. That said, this study's general objective is to understand which business model innovations were implemented by individual microentrepreneurs during the COVID-19 pandemic. Regarding the methodology, a qualitative and exploratory approach was used. To collect the data, an interview was carried out with 04 individual microentrepreneurs who reside in Sergipe. The data was analyzed with the aim of answering the research questions of this study. It was noticed from the results acquired that individual micro-entrepreneurs enter the business due to the influence of family members who are already in the sector or out of necessity. It was also found that people use innovation to better improve their business, whether in the product, in the process, in the form of delivery, as a way of seeking new ways of meeting customer needs. As a contribution, the study helps to better understand the innovations implemented by individual microentrepreneurs at the business model level.
Palavras-chave: Administração
Ensino superior (UFS)
Microempreendedores Individuais (MEI)
Pandemia
Individual Microentrepreneurs
Covid-19
Empreendedorismo
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santo, Maria Larissa dos. Inovação no modelo de negócio : um estudo com microempreendedores individuais. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19765
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Larissa_Santos.pdf674,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.