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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19781
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A noção de ecologia do objeto quadrilátero: um estudo a partir das três dimensões do problema didático |
Autor : | Santana, William Joaquim Santos de |
Fecha de publicación : | 5-abr-2024 |
Director(a): | Souza, Denize da Silva |
Resumen: | Neste estudo, o foco foi direcionado para o objeto quadrilátero, explorando-o sob a ótica da ecologia do didático, conceito integrante de uma das principais teorias desenvolvidas por Yves Chevallard, a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Para tanto, definiu-se como questão de pesquisa: Como o objeto quadrilátero é abordado nos documentos curriculares nacionais e livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando as três dimensões fundamentais do problema didático apoiadas pela TAD? Para respondê-la, delineou-se a natureza da pesquisa como qualitativa e com uma abordagem bibliográfica a partir dos seguintes objetivos: Caracterizar pesquisas que abordem o estudo de quadriláteros em documentos oficiais e em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, preferencialmente, sob a perspectiva Ecológica do Didático; Averiguar como o objeto quadrilátero está presente nos documentos oficiais (PCN, BNCC, PNLD); Analisar as praxeologias presentes no objeto quadrilátero de duas coleções de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, entre aquelas que apresentaram maior frequência de aprovação dos PNLDs no período compreendido entre 2002 a 2020. Assim, são apresentadas as três dimensões fundamentais do problema didático enunciadas por Gascón. A dimensão epistemológica, utilizamos o estudo realizado por Cuellar, apropriando-se do seu modelo epistemológico de referência (MER), o qual possibilita um amplo estudo histórico do objeto. Para a dimensão econômica, traçou-se um sucinto panorama acerca do ensino da geometria no Brasil, examinando a maneira como o objeto quadrilátero é abordado nos documentos curriculares, dando origem a um modelo epistemológico dominante (MED). Na dimensão ecológica, são discutidas as condições e restrições encontradas no ensino do objeto quadrilátero, nos livros didáticos analisados com o intuito de elucidar um modelo praxeológico de referência (MPR) para esse objeto. Modelo este que poderá ser empregado em pesquisas futuras para analisar práticas docentes em relação ao objeto quadrilátero. |
Resumen : | In this study, the focus was directed towards the quadrilateral object, exploring it through the lens of the ecology of the didactic, a concept integral to one of the main theories developed by Yves Chevallard, the Anthropological Theory of the Didactic (TAD). Therefore, the research question was defined as: How is the quadrilateral object addressed in national curricular documents and mathematics textbooks for the final years of Elementary Education, considering the three fundamental dimensions of the didactic problem supported by TAD? To answer this, the research was outlined as qualitative in nature and with a bibliographic approach based on the following objectives: Characterize research that addresses the study of quadrilaterals in official documents and mathematics textbooks for the final years of Elementary Education, preferably from the Ecological perspective of the Didactic; Investigate how the quadrilateral object is present in official documents (PCN, BNCC, PNLD); Analyze the praxeologies present in the quadrilateral object of two collections of mathematics textbooks for the final years of Elementary Education, among those that had the highest frequency of PNLD approval in the period from 2002 to 2020. Thus, the three fundamental dimensions of the didactic problem enunciated by Gascón are presented. For the epistemological dimension, we used the study conducted by Cuellar, appropriating his reference epistemological model (MER), which enables a broad historical study of the object. For the economic dimension, a brief overview of geometry teaching in Brazil was outlined, examining how the quadrilateral object is addressed in curricular documents, giving rise to a dominant epistemological model (MED). In the ecological dimension, the conditions and constraints found in the teaching of the quadrilateral object in the analyzed textbooks are discussed in order to elucidate a reference praxeological model (MPR) for this object. This model can be employed in future research to analyze teaching practices in relation to the quadrilateral object. |
Palabras clave : | Matemática (Ensino fundamental) Didática Quadrilátero Anos finais do ensino fundamental Dimensões do problema didático Ecologia do didático Quadriláteros Final years of elementary school Dimensions of the didactic problem Didactic ecology Quadrilaterals |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | SANTANA, William Joaquim Santos de. A noção de ecologia do objeto quadrilátero: um estudo a partir das três dimensões do problema didático. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19781 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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