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dc.contributor.authorMorais, Anderson Barbosa-
dc.date.accessioned2024-08-15T19:13:19Z-
dc.date.available2024-08-15T19:13:19Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationMORAIS, Anderson Barbosa. A população em situação de rua na agência de notícias: prefeitura de Aracaju e o impacto nos sites G1 Sergipe e Infonet. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19814-
dc.description.abstractThe study "The Homeless Population in the News Agency - Aracaju City Hall and the impact on the G1 Sergipe and Infonet websites" aimed to observe the frequency with which the subject is worked on in the articles on the Aracaju City Hall website and their repercussion on the two commercial communication vehicles, the oldest in the state. The study points out the articles on the actions proposed in the Municipal Strategic Plan - focusing on the homeless population - a way to know to what extent the work of the advisors is committed to transparency and access to public information of interest to citizens, especially those living on the streets in the capital of Sergipe. To understand this process, the dissertation initially focuses on the concept of accountabillity and Journalistic Relevance (Guerra; Feitoza, 2016), assembling maps of the macro and micro themes, defined from the analysis of documents of the Public Management of the Municipality of Aracaju (Strategic Plan and LOA) based on the methodology proposed by the Journalistic Agenda Guide (Guerra, 2016). In a second moment, it enters with the Content Analysis proposed by Bardin (1977) to deepen the process of news production and its peculiarities of inclusion/exclusion of homeless people. The search window, on the websites, was January to December 2022, with publications referring to the homeless population. Through the parameters established in this study, we believe that the results can help to improve the work in the newsrooms of advisors and commercial newsrooms, providing more qualification in the planning of the subjects to be worked on, produced, monitored and disseminated through the news and reports.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação de massa (Aracaju, SE)por
dc.subjectJornalismo (aspectos sociais)por
dc.subjectPessoas desabrigadaspor
dc.subjectAgência de notíciaspor
dc.subjectPolítica socialpor
dc.subjectPopulação em situação de ruapor
dc.subjectRelevância jornalísticapor
dc.subjectG1 Sergipepor
dc.subjectInfonetpor
dc.subjectHomeless populationeng
dc.subjectJournalistic relevanceeng
dc.subjectAccountabilityeng
dc.titleA população em situação de rua na agência de notícias: prefeitura de Aracaju e o impacto nos sites G1 Sergipe e Infonetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Josenildo Luiz-
dc.description.resumoO estudo “A População em Situação de Rua na Agência de Notícias - Prefeitura de Aracaju e o impacto nos sites G1 Sergipe e Infonet” teve como objetivo observar a frequência com que o assunto é trabalhado nas matérias do site da Prefeitura de Aracaju e a repercussão delas nos dois veículos de comunicação comerciais, os mais antigos do Estado. O estudo pontua as matérias sobre as ações propostas no Plano Estratégico Municipal - com foco na população em situação de rua - uma maneira de saber até que ponto o trabalho das assessorias está comprometido com a transparência e acesso à informação pública de interesse do cidadão, em especial dos que vivem em situação de rua na capital de Sergipe. Para entender esse processo, inicialmente a dissertação trilha no conceito da accountabillity e da Relevância Jornalística (Guerra; Feitoza, 2016), fazendo uma montagem de mapas dos macro e micro temas, definidos a partir da análise de documentos da Gestão Pública do Município de Aracaju (Plano Estratégico e LOA) com base a metodologia proposta pelo Guia da Agenda Jornalística (Guerra, 2016). Em um segundo momento, entra a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) para aprofundar o processo de produção da notícia e suas peculiaridades de inclusão/exclusão das pessoas em situação de rua. A janela de pesquisa, nos sites, foi janeiro a dezembro de 2022, com as publicações referentes à população em situação de rua. Através dos parâmetros estabelecidos neste estudo, acreditamos que os resultados podem ajudar a melhorar o trabalho nas redações das assessorias e das redações comerciais, proporcionando mais qualificação no planejamento dos assuntos a serem trabalhados, produzidos, acompanhados e divulgados através das notícias e reportagens.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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