Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mabel Gislaine Menezes da-
dc.date.accessioned2024-08-16T15:28:46Z-
dc.date.available2024-08-16T15:28:46Z-
dc.date.issued2022-01-15-
dc.identifier.citationSILVA, Mabel Gislaine Menezes da. “Eu lavo, costuro, varro e cozinho”: as pedagogias machistas no filme branca de neve e os sete anões. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19818-
dc.description.abstractThis monograph presents problematizations about female performances in Disney's adaptations of fairy tales, especially in the film Snow White and the Seven Dwarfs (1937). We reflect on how cultural pedagogies and addressing modes educate children about gender. We constructed the following research problem: how are women represented in the film Snow White the Seven Dwarfs? We still ask: why did Snow White and her stepmother have this relationship with beauty? In this sense, we aim to analyze 10 scenes from the film Snow White and the Seven Dwarfs (1937) and their female representations, observing the role assigned to women and their conflicts in the plot. To fulfill the stipulated objective, we used the Methods of Addressing and concluded that, in this adaptation, women are classified in a sexist perspective due to their characteristics and behaviors, guided by western beauty standards defined by patriarchy, in which submission, passivity, domestic gifts and naivety label the image of the ideal woman. In this way, we consider the debates in schools about gender roles and representations in the form of fantasy and make-believe in Disney princess films indispensable.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectContos de fadaspor
dc.subjectDisneypor
dc.subjectPrincesaspor
dc.subjectRepresentação femininapor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectQuestão de gêneropor
dc.subjectFairy taleeng
dc.subjectPrincesseseng
dc.subjectFemale representationeng
dc.title“Eu lavo, costuro, varro e cozinho” : as pedagogias machistas no filme branca de neve e os sete anõespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoA presente monografia apresenta problematizações acerca das performances femininas nas adaptações dos contos de fadas feitas pela Disney, em especial no filme Branca de Neve e os Sete anões (1937). Refletimos sobre como as pedagogias culturais e os modos de endereçamento educam as crianças em relação a gênero. Construímos o seguinte problema de pesquisa: como as mulheres são representadas no filme Branca de Neve o Sete Anões? Ainda perguntamos: por que Branca de Neve e sua madrasta tinham essa relação com a beleza? Neste sentido, objetivamos analisar 10 cenas do filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e suas representações femininas, observando o papel destinado à mulher e os seus conflitos na trama. Para cumprir o objetivo estipulado, utilizamos a metodologia dos Modos de Endereçamento e concluímos que, nessa adaptação, as mulheres são classificadas numa perspectiva machista pelas suas características e comportamentos, orientadas por padrões de beleza ocidentais definidos pelo patriarcado, em que a submissão, a passividade, os dotes domésticos e a ingenuidade rotulam a imagem da mulher ideal. Desta maneira, consideramos indispensáveis os debates nas escolas sobre os papéis generificados e as representações em forma de fantasia e faz de conta nos filmes de princesas da Disney.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana/SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mabel_Gislaine_Menezes_Silva.pdf920,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.