Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19819
Tipo de Documento: Monografia
Título: Artes nos anos iniciais do ensino fundamental : processos de aprendizagem com crianças
Autor(es): Melo, Sônia Regina de
Data do documento: 9-Fev-2021
Orientador: Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Resumo: O desenvolvimento cognitivo e emocional da criança é possível por meio da experimentação do mundo ao seu redor. Tendo em vista essa perspectiva a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as experiências artísticas para aprendizagem de crianças dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que buscou-se por estudos dos últimos dez anos sobre Arte-Educação no Brasil, para compreender de que maneira as interações artísticas favorecem o desenvolvimento infantil e também mostrar, de que forma um ateliê de Artes pode favorecer o processo de ensino e o acesso dos alunos a experiências artísticas, entendendo a relevância desse espaço e também a importância de proporcionar às crianças vivências com as manifestações artísticas, reconhecendo assim, o potencial das Artes em seu desenvolvimento. Para isso contamos com contribuições teóricas de autores como: Ana Mae Barbosa e seus estudos sobre Arte educação e Abordagem Triangular do ensino de Arte e também a visão de Elliot E. Eisner sobre as contribuições da Arte para a educação. Foi possível a partir da pesquisa, concluir que o ateliê de Arte possibilita ao aluno apreciar e refletir sobre obras artísticas e desenvolver suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais, o que lhe propicia uma melhoria em sua relação com os outros mediante o processo de experimentação artística.
Abstract: The child's cognitive and emotional development is made possible by experiencing the world around him. In view of this perspective, the present research was carried out with the objective of analyzing the artistic experiences for learning of children of the early years. This is a bibliographic research, in which studies of the last ten years on Art-Education in Brazil were sought, in order to understand how artistic interactions favor child development and also show how an Arts studio can favor the teaching process and students' access to artistic experiences, understanding the relevance of this space and also the importance of providing children with experiences with artistic manifestations, thus recognizing the potential of the Arts in their development. For this we have theoretical contributions from authors such as: Ana Mae Barbosa and her studies on Art education and Triangular Approach to Art teaching and also Elliot E. Eisner's view on the contributions of Art to education. It was possible from the research, to conclude that the Art studio allows the student to appreciate and reflect on artistic works and to develop his cognitive, motor and emotional capacities, which provides him with an improvement in his relationship with others through the process of artistic experimentation .
Palavras-chave: Arte - estudo e ensino
Ateliê de arte
Arte na escola
Art studio
Art at school
Learning
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: MELO, Sônia Regina de. Artes nos anos iniciais do ensino fundamental: processos de aprendizagem com crianças. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19819
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sônia_Regina_Melo.pdf816,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.