Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19836
Tipo de Documento: Monografia
Título: A pedagogia cultural da erotização infantil : análises de dança e música no Tik Tok
Autor(es): Roque, Mirths Mercês Costa
Data do documento: 13-Jul-2023
Orientador: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo: As pedagogias culturais entendem que a educação como não é exclusiva da sala de aula, ela ocorre nas diferentes esferas sociais. Esta pesquisa tem origem no incômodo com as representações das crianças em redes sociais, cujas participações podem soar inocentes, lúdicas, divertidas, mas também evidenciam a sexualização de corpos infantis. Para discutir o referido tema, foi analisado o vídeo do TIK TOK, que apresenta duas crianças dançando na rua, à noite, com ausência de responsáveis, as quais reproduzem uma coreografia ao som da música “Vou te botar” de Mc Menor, com a letra “vou passar a cabecinha na xerequinha dela’’. Foi confeccionado o objetivo geral de problematizar as infâncias dançantes no TIK TOK a partir das pedagogias culturais e das teorizações feministas. A pergunta orientadora é: como as dancinhas no TIK TOK podem erotizar os corpos infantis os objetificando? A metodologia está ancorada nos Estudos Culturais para a realização de uma pesquisa documental, por analisar dados e informações obtidas pelo TIK TOK, exploratória, método o qual se estipula hipóteses com o intuito de explorar por outras vertentes a problemática, isto é, busca outras ideias, discussões, informações e interpretações sobre o fato. A pesquisa é, ainda, bibliográfica, por acessar livros e artigos de autoras e autores que trabalham com conceitos de Sexualização de crianças, Infância e Mídia e Pedagogias Culturais (SEVERINO, 1998). E cujas considerações são de que a família não se incomoda com as danças sexualizadas, bem como as outras mil pessoas, as quais curtiram a publicação analisada, houve a compreensão, ainda, de que nem todas as famílias têm letramento para lidar com as redes sociais no mesmo ritmo que as crianças têm acesso ao universo digital.
Palavras-chave: Pedagogia cultural
Tik Tok
Redes sociais
Infância
Vídeos para internet
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: ROQUE, Mirths Mercês Costa. A pedagogia cultural da erotização infantil: análises de dança e música no Tik Tok. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19836
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirths_Mercês_Costa_Roque.pdf563,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.