Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19859
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | “Estamos aqui para contar essa história”: os atravessamentos entre maternidade e docência durante o isolamento social da COVID-19 |
Autor(es): | Silva, Nadja Stefany Souza |
Data do documento: | 5-Out-2023 |
Orientador: | Accorsi, Fernanda Amorim |
Resumo: | Durante muito tempo, a maternidade e a docência foram as únicas formas de realização feminina. As lutas e reivindicações travadas pelos movimentos feministas, resultaram em um significativo avanço no que diz respeito à inserção das mulheres em diversas posições profissionais, bem como à obrigação de exercer a maternidade. Contudo, ainda enfrentam desafios para conciliar esses dois papéis. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar como a docência e a maternidade estiveram atravessadas durante o isolamento social da COVID-19. Pois, esse cenário pode ter acarretado confluências na vida dessas mulheres devido às mudanças nas dinâmicas familiares, educacionais e sociais. Para isso, foi conduzido um estudo de caso com as docentes que também são mães do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, com a realização de entrevistas a fim de explorar as experiências destas participantes. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva das relações de gênero dos Estudos Culturais e teorias feministas. Os resultados sinalizaram como as identidades maternas e docentes dessas mulheres, construídas e vivenciadas em uma sociedade machista e capitalista, se entrelaçam e moldam suas abordagens e experiências antes e durante esse período. O ensino remoto, uma consequência emergencial desse período pandêmico, apresentou desafios adicionais para essas mulheres, afetando sua saúde mental e bem-estar físico devido à sobrecarga das múltiplas demandas que foram consideravelmente ampliadas, lançando luz a necessidade de reconhecimento institucional a fim de tornar a universidade mais equitativas e assegurar as necessidades particulares das professoras-mães. |
Abstract: | For a long time, motherhood and teaching were the only forms of female fulfillment. The struggles and demands waged by feminist movements resulted in significant progress with regard to the inclusion of women in various professional positions, as well as the obligation to exercise motherhood. However, they still face challenges in reconciling these two roles. Therefore, the objective of this research is to investigate how teaching and motherhood were crossed during the social isolation of COVID-19. Thus, this scenario may have led to confluences in the lives of these women due to changes in family, educational and social dynamics. To this end, a case study was conducted with teachers who are also mothers from the Department of Education at the Federal University of Sergipe, with interviews carried out in order to explore the experiences of these participants. The data collected was analyzed from the perspective of gender relations in Cultural Studies and feminist theories. The results showed how these women's maternal and teaching identities, constructed and experienced in a sexist and capitalist society, intertwine and shape their approaches and experiences before and during this period. Remote teaching, an emergency consequence of this pandemic period, presented additional challenges for these women, affecting their mental health and physical well-being due to the overload of multiple demands that were considerably expanded, shedding light on the need for institutional recognition in order to make the university more equitable and ensure the particular needs of teacher-mothers. |
Palavras-chave: | COVID-19 Docência Ensino remoto isolamento social Teaching Remote teaching Social isolation |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citação: | SILVA, Nadja Stefany Souza. “Estamos aqui para contar essa história”: os atravessamentos entre maternidade e docência durante o isolamento social da COVID-19. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19859 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nadja_Stefany_Souza_Silva.pdf | 620,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.