Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Geovana Vitória Oliveira Borges-
dc.date.accessioned2024-08-21T12:00:49Z-
dc.date.available2024-08-21T12:00:49Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Geovana Vitória Oliveira Borges. Construindo saberes: a educação sexual e o ensino superior - uma análise acerca dos/as discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19875-
dc.description.abstractThis exploratory qualitative research carries out a study on the topic of Sexual Education and its general objective is to promote knowledge on the topic together with the subject Education and Body, for Pedagogy students. The guiding question is: How to approach Sexual Education in the classroom in the initial training of pedagogues? To respond to the question, I chose to go into the field and prepare a class for the thesis. This was designed and prepared with a focus on the 5th period class of the pedagogy course at the Campus Professor Alberto Carvalho in the city of Itabaiana-Sergipe, being an intentional choice of the target audience with participants who already had a basic understanding of the subject. The class had pedagogical preparation that infused meaning in both the investigation and the exposition, without neglecting the structure and organization inherent to a didactic sequence taught in the classroom. For the analysis, fictitious names were used to replace the real names of the students who reported and contributed to the class. The names derive from Countries that address Sexual Education institutionally in schools. The guiding question was answered as I took possible didactic sequences to be worked on in the initial years of elementary school, even if quickly during the execution of the class, as described in detail in the previous section, I showed that there are activities that ensure ES is inserted in lesson plans. The general objective of promoting knowledge about Sexual Education in the Education and Body discipline for Pedagogy students was carried out, above all, with the participation of Holland, New Zealand, England, the United States and Belgium. After completing the class, I recognize that the university shares scientific knowledge, internships and experiences with us that we can teach with mastery and responsibility. Going through this entire process and disregarding that challenging topics, such as Sexual Education, can save children is to affirm that we are not yet ready for the world, much less prepared to be transmitters of knowledge to a room of twelve, fifteen, twenty or even thirty children.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectDiscentespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSexual educationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectStudentseng
dc.titleConstruindo saberes : a educação sexual e o ensino superior - uma análise acerca dos/as discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Accorsi, Fernanda Amorim-
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa exploratória desempenha um estudo sobre o tema Educação Sexual e tem como objetivo geral promover saberes sobre a temática juntamente com a disciplina Educação e Corpo, para estudantes de Pedagogia. A pergunta orientadora é: Como abordar a Educação Sexual em sala de aula na formação inicial de pedagogos/as? Para responder à interpelação optei por ir a campo com a elaboração de uma aula para a tese. Esta foi pensada e preparada com enfoque na turma do 5º período do curso de pedagogia no Campus Professor Alberto Carvalho na cidade de Itabaiana-Sergipe sendo uma escolha intencional do público alvo contando com participantes que já possuíam uma noção básica sobre o assunto. A aula teve preparo pedagógico que infundiu significado tanto na investigação como na exposição, sem negligenciar a estrutura e a organização inerentes a uma sequência didática ministrada em sala de aula. Para a análise, foram utilizados nomes fictícios para substituir os reais das alunas que relataram e contribuíram com a aula. Os nomes derivam de Países que abordam a Educação Sexual de modo institucional nas escolas. A pergunta orientadora foi respondida na medida em que levei sequências didáticas possíveis de serem trabalhadas nos anos iniciais do ensino fundamental, mesmo que de forma rápida durante a execução da aula, como descrito detalhadamente na seção anterior mostrei que há atividades que asseguram a ES ser inserida nos planos de aula. O objetivo geral de promover saberes sobre Educação Sexual na disciplina de Educação e Corpo, para estudantes de Pedagogia foi executado, sobretudo, com as participações de Holanda, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e Bélgica. Após a execução da aula, reconheço que a universidade compartilha conosco conhecimentos científicos, estágios e vivências que possamos lecionar com maestria e responsabilidade. Passar por todo esse processo e desconsiderar que temas desafiadores, como a Educação Sexual, podem salvar crianças é afirmar que ainda não estamos prontos para o mundo e muito menos preparados para sermos transmissores de conhecimento para uma sala com doze, quinze, vinte ou até mesmo trinta crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentDEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geovana_Vitória_Oliveira_Borges_Silva.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.