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Tipo de Documento: Monografia
Título: A intersecção entre raça, classe e gênero em Olhos d'água, de Conceição Evaristo
Autor(es): Nunes, Maria Luana
Data do documento: 21-Fev-2024
Orientador: Oliveira, Fábio José Santos de
Resumo: O objetivo deste trabalho é observar como ficção e realidade dialogam através do discurso interseccional presente em Olhos D’água, de Conceição Evaristo. A interseccionalidade é um método utilizado pelo feminismo, sobretudo negro, para compreender a interação e o caráter heterogêneo de experiências opressoras. À vista disso, foram observadas discussões recorrentes nas obras Interseccionalidade, de Carla Akotirene; Nem Preto Nem Branco, de Lilia Moritz; Explosão Feminista, de Heloisa Buarque; Cartas Para Minha Avó e O Que é Lugar de Fala? de Djamila Ribeiro; Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis; Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade, de Conceição Evaristo; Como Conversar com um fascista, de Marcia Tiburi; e Cultura e Representação, de Stuart Hall. A partir dessas discussões, foi possível perceber que a intersecção entre raça, classe e gênero contida nas narrativas “Ana Davenga”, “Zaíta Esqueceu de Guardar os Brinquedos”, “Os Amores de Kimbá”, “Maria”, “Quantos Filhos Natalina Teve?” e “Beijo na Face” aponta a complexidade e não linearidade do sistema opressivo, além das simultâneas opressões que a mulher negra pode sofrer.
Abstract: The objective of this work is to observe how fiction and reality dialogue through the intersectional discourse present in Olhos D’água, by Conceição Evaristo. Intersectionality is a method used by feminism, especially black feminism, to understand the interaction and heterogeneous nature of oppressive experiences. In view of this, recurring discussions were observed in the works Intersectionalidade, by Carla Akotirene; Nem Preto Nem Branco, by Lilia Moritz; Explosão Feminista, by Heloisa Buarque; Cartas Para Minha Avó and O Que é Lugar de Fala? by Djamila Ribeiro; Women, Race and Class, by Angela Davis; Black Literature: a poetics of our Afro-Brazilianness, by Conceição Evaristo; How to Talk to a Fascist, by Marcia Tiburi; and Culture and Representation, by Stuart Hall. From these discussions, it was possible to perceive that the intersection between race, class and gender contained in the narratives “Ana Davenga”, “Zaíta Esqueceu de Guardar os Brinquedos”, “Os Amores de Kimbá”, “Maria”, “Quantos Filhos Natalina He had?” and “Beijo na Face” highlights the complexity and non-linearity of the oppressive system, in addition to the simultaneous oppressions that black women can suffer.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura contemporânea
Interseccionalidade
Feminismo
Questões de gênero
Contemporary brazilian literature
Intersectionality
Discursive representativeness
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: NUNES, Maria Luana. A intersecção entre raça, classe e gênero em Olhos d'água, de Conceição Evaristo. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19957
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