Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19968
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | SEEduca : Sistema de Gestão Acadêmica para as escolas públicas |
Autor : | Teixeira, Matheus Cardoso |
Fecha de publicación : | 18-jul-2024 |
Director(a): | Ordonez, Edward David Moreno |
Resumen: | Este trabalho descreve o desenvolvimento do sistema de gestão escolar SEEDuca, voltado para as escolas públicas estaduais, com o objetivo de proporcionar uma solução eficiente e abrangente que atenda às necessidades específicas das instituições de ensino do estado. Para definir os requisitos do sistema, foi realizada uma pesquisa minuciosa. Inicialmente, conduzimos uma análise aprofundada em plataformas de trabalho científico, como o INPI, Scopus e Web of Science, para identificar soluções similares e melhores práticas em sistemas de gestão escolar. Além disso, realizamos uma pesquisa nas principais lojas de aplicativos, como a AppStore e PlayStore, para entender as preferências dos usuários e as funcionalidades valorizadas em aplicativos relacionados à educação. A pesquisa de requisitos foi complementada por um questionário aplicado aos principais envolvidos na gestão escolar das escolas públicas estaduais, a fim de capturar as necessidades específicas do sistema SEEDuca. Com base nessas informações, definimos a arquitetura do sistema, garantindo escalabilidade, segurança e integração com outros sistemas utilizados nas escolas públicas estaduais. Este projeto visa contribuir significativamente para a qualidade da educação e melhorar a experiência de pais, alunos e professores nas escolas públicas estaduais. |
Resumen : | This work describes the development of the SEEDuca school management system, aimed at state public schools, with the aim of providing an efficient and comprehensive solution that meets the specific needs of state educational institutions. To define the system’s requirements, a thorough research was conducted. Initially, we conducted an in-depth analysis on scientific work platforms such as INPI, Scopus, and Web of Science to identify similar solutions and best practices in school management systems. Additionally, we conducted research in major app stores such as the AppStore and PlayStore to understand user preferences and valued features in education-related applications. The requirements research was complemented by a questionnaire applied to key individuals involved in the management of state public schools to capture the specific needs of the SEEDuca system. Based on this information, we defined the system’s architecture, ensuring scalability, security, and integration with other systems used in state public schools. This project aims to significantly contribute to the quality of education and improve the experience of parents, students, and teachers in state public schools. |
Palabras clave : | Sistemas da informação Ensino superior (UFS) Sistema de gestão escolar Escolas públicas (Sergipe, SE) SEEDuca Educação Arquitetura do sistema Software Tecnologias educacionais School management system State public schools Education System architecture Quality of education |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCOMP - Departamento de Computação – Sistemas de Informação – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Teixeira, Matheus Cardoso. SEEduca : Sistema de Gestão Acadêmica para as Escolas Públicas. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação Sistemas de Informação) – Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19968 |
Aparece en las colecciones: | Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus_Cardoso_Teixeira.pdf | 13,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.