Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19970
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Ler, pensar e criar: na trilha da escrita |
Autor(es): | Pereira, Credilza Marques |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Silva, Leilane Ramos da |
Resumo: | Com o objetivo de desenvolver uma escrita lúdica e processual, a proposta foi materializada a partir de uma Trilha Didática (TD) dividida em cinco módulos, compostos por atividades de leitura, interpretação, análises e reflexões de textos que culminaram com a produção de um artigo de opinião. De modo prático, em Ler, pensar e criar: na trilha da escrita, você tem o passo a passo de uma proposta que destaca o uso de metáforas conceptuais em provérbios usados na língua popular e muito presentes no cotidiano da sala de aula. Nós escolhemos um conjunto de provérbios veiculadores de violência contra a mulher, associados a outros textos que também deram vez a essa linha de discussão, para que nossos alunos pudessem refletir, defender e tomar partido em causas que envolvam direitos humanos, essa temática tão importante no seio de uma sociedade que prima pela valorização do ser humano, em seu direito de existir, de ser respeitado. A despeito de sabermos que tratar de certos assuntos na sala de aula ainda gera muita dificuldade, uma vez que lidamos com adolescentes em formação, atestamos que os provérbios representam um instrumento importante para a inserção de temas polêmicos como objeto de conhecimento, seja nas aulas de Língua Portuguesa, seja em qualquer disciplina do currículo escolar. Todo trabalho foi pensado levando em consideração os acertos e os erros durante a aplicação, de modo que pudesse chegar até você com as devidas correções e orientações para facilitar a execução na sua turma. Salientamos que você não é obrigado(a) a desenvolver todos os módulos, porque eles são independentes, fique à vontade para aplicá-los. Embora aplicadas numa turma de 9º ano, todas as ações podem ser replicadas em outras séries do Ensino Fundamental, com as adaptações que se fizerem necessárias. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Metáfora na literatura Escrita (artigo) Provérbios Artigo de opinião Metáfora conceptual |
Parte de : | Metáfora conceptual em provérbio: uma proposta de produção de artigo de opinião para o ensino fundamental |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19970 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CREDILZA_MARQUES_PEREIRA-CadernoPedagogico.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.