Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Laylla Suyanne Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T12:20:08Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T12:20:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Laylla Suyanne Santos. Ensino de história e educação especial : as experiências de professores de história em uma escola inclusiva da cidade de Aracaju/SE. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19975 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze History Teaching and Special Education from the perspective of the experiences of History teachers in an inclusive school. We discuss the weaknesses in the initial and continued training of History teachers, the difficulties in professional performance, the challenges of inclusion, the needs for educational strategies, the relevance of interpersonal relationships and the importance of education aimed at inclusion to awaken a new perspective of teachers over students with disabilities. To this end, a case study with a qualitative vision was prepared, through interviews with two teachers from Escola Estadual 11 de Agosto, in Aracaju/SE, linked to the Graduates at School Project (PROLICE). The set of analyzes carried out echoes in this research the importance of training History teachers from an inclusive perspective, as all the gaps and problems presented highlight the search for a better instrumentation of these educators and direct towards the construction of new methodological paths that favor the Facing challenges and thus enabling the inclusion of students with disabilities in History classes and their recognition as critical subjects and protagonists of their learning processes. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estratégias educacionais | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Ensino de história e educação especial : as experiências de professores de história em uma escola inclusiva da cidade de Aracaju/SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Aaron Sena Cerqueira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o Ensino de História e a Educação Especial sob a perspectiva das experiências de professores de História em uma escola inclusiva. Discorremos sobre as fragilidades na capacitação formativa inicial e continuada dos professores de História, as dificuldades na atuação profissional, os desafios da inclusão, as necessidades de estratégias educacionais, a relevância das relações interpessoais e a importância da educação direcionada a inclusão para despertar um novo olhar dos professores acerca dos estudantes com deficiência. Para isso, elaborou-se um estudo de caso com viés qualitativo, através da aplicação de entrevistas com dois docentes da Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju/SE, vinculado ao Projeto Licenciandos/as na Escola (PROLICE). O conjunto de análises feitas nesta pesquisa faz ecoar a importância da formação dos professores de História na perspectiva inclusiva, pois todas as lacunas e problemáticas apresentadas atentam para a busca de uma melhor instrumentalização destes educadores e direcionam para a construção de novos caminhos metodológicos que favoreçam o enfrentamento dos desafios e que, assim, viabilizem a inclusão dos estudantes com deficiência nas aulas de História e o reconhecimento destes como sujeitos críticos e protagonistas dos seus processos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laylla_Suyanne_Santos_Rodrigues.pdf | 482,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.