Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19982
Tipo de Documento: Monografia
Título: Análise da prestação de serviços hoteleiros do VIDAM hotel em Aracaju/SE a partir dos indicadores da escala TOURQUAL hotéis
Autor(es): Almeida, Kátia Virginia dos Santos
Data do documento: 2024
Orientador: Pães, Taís Alexandre Antunes
Resumo: O turismo e os diversos setores envolvidos na sua produção seguem em constante evolução. Assim como ocorre com as pessoas, que a todo tempo, baseadas nas experiências vividas, modificam seus gostos, seus desejos e suas necessidades, no setor de meios de hospedagem não poderia ser diferente quando se verifica a prestação de serviços. Tal fato decorre, pois, para que um hotel se mantenha com a qualidade que o público exige na prestação de serviços, há a necessidade de monitoramento quanto as informações disponibilizadas em determinadas plataformas virtuais, principalmente nos conteúdos gerados por seus usuários, a exemplo das avaliações realizados pelos clientes. Diante de tais aspectos, o presente estudo tem por objetivo geral avaliar o desempenho dos serviços prestados pelo VIDAM Hotel Aracaju tendo por base os comentários da plataforma do Booking.com e o protocolo TOURQUAL. A plataforma do Booking.com é considerada uma das maiores intermediárias na compra de meios de hospedagens no mundo. Para atingir o referido objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa qualiquanti, a qual teve por método de pesquisa o estudo de caso e a netnografia. Portanto, as análises dos dados foram realizadas de acordo com as pontuações referentes ao hotel analisado bem como foram consideradas as categorias disponibilizadas pelo Booking.com, isto é, com base nos comentários descritivos e nos comentários realizados pelos usuários após a experiência de hospedagem, a partir do protocolo TOURQUAL.
Abstract: El turismo está en constante evolución, como sucede con las personas, que todo el tiempo, en base a las experiencias vividas, cambian sus gustos, deseos y necesidades, en la industria hotelera no podría ser diferente a la hora de la prestación de servicios. Ya que, para que un hotel mantenga la calidad en la prestación de los servicios que demanda el público, es necesario prestar atención a la información puesta a disposición en determinadas plataformas virtuales, así como en los respectivos comentarios y valoraciones. En vista de estos aspectos, el presente estudio tiene como objetivo general evaluar el desempeño de los servicios prestados por VIDAM Hotel Aracaju en base a los comentarios de la plataforma Booking.com y el protocolo TOURQUAL. La plataforma Booking.com es considerada uno de los mayores intermediarios en la compra de alojamiento del mundo. Para lograr este objetivo, se desarrolló una investigación cualicuantitativa, utilizando el estudio de caso y la netnografía como método de investigación. Así, los análisis de datos se basaron en las puntuaciones referentes al hotel analizado, considerando las categorías proporcionadas por Booking.com; en palabras clave, a la vista de los comentarios descriptivos; y sobre los comentarios realizados por los usuarios después de la experiencia de hospedaje, utilizando como base el protocolo TOURQUAL.
Palavras-chave: Turismo
Ensino superior (UFS)
Prestação de serviço
Hotelaria
Protocolo TOURQUAL
Hospedagem
Clientes (Gestão)
Booking.com
Aracaju (SE)
Calidad en la prestación de servicios
Hotel
Protocolo TOURQUAL
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTUR - Departamento de Turismo -São Cristóvão - Presencial
Citação: Almeida, Kátia Virginia dos Santos. Análise da prestação de serviços hoteleiros do VIDAM hotel em Aracaju/SE a partir dos indicadores da escala TOURQUAL hotéis. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Turismo) – Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19982
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia_Virginia_Santos_Almeida.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.