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dc.contributor.authorMorais, Ana Célia Santana-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:29:44Z-
dc.date.available2024-09-04T12:29:44Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationMORAIS, Ana Célia Santana. Relações dialógicas no conto neofantástico O homem da cabeça de papelão, de João do Rio. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19990-
dc.description.abstractThe formation of a critical reader is one of the greatest challenges for teachers, especially in the artisticliterary field, when an interactional approach is taken, exploring activities with the discursive genre of the fantastic realist tale. Thus, based on the organization of reading practices through João do Rio's fantastic short story, The Man with the Cardboard Head, this research aims to investigate the possibilities of carrying out a reading work proposal exploring the ethical-valorative positioning of the author-person, author-creator, narrator, characters, reader and social voices in dialogical relationships. To this end, the research proposes an analysis of the contributions of Bakhtin's (2011, 2016, 2020) and Volóchinov's (2017, 2019) studies that explores the language capacities of valued re-signification according to Carvalho (2021). In the field of reading the discursive genre, we discussed the approach of the fantastic mode, delving into the literary studies of Todorov (2007) who is dedicated to understanding the characterization and effect of the fantastic based on the hesitation between real and unreal, as well as the studies of Alazraki (2001) and Roas (2014) that evoke the understanding of the neofantastic genre. In this context, we developed a reading workshop adopting the principles of dialogic relations and the valued re-signification of the statements expressed by the voices within the text and external discourses present in the social sphere with the reader. Under the evidence of a case study - focused on reading with valued re-signification based on Carvalho (2021, 2023) - which explores the categories of the circle in the process of didactic transposition of literary text reading, the research presents reading activities with a 7th grade elementary school class from a public school in the municipality of Monte Santo-BA. The product of this work is a pedagogical-literary notebook aimed at the active, ethical-discursive and valued understanding contained in João do Rio's short story. Os resultados indicam que o trabalho baseado na teoria de análise das relações dialógicas de Bakhtin contribuiu para uma leitura ativa, responsiva e significativa, auxiliando na formação de um leitor crítico.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectConto neofantásticopor
dc.subjectRelações dialógicaspor
dc.subjectRessignificação valoradapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectContospor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectNeo-fantastic short storyeng
dc.subjectDialogic relationseng
dc.subjectValued re-significationeng
dc.titleRelações dialógicas no conto neofantástico O homem da cabeça de papelão, de João do Riopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Ricardo Carvalho da-
dc.description.resumoA formação do leitor crítico é um dos maiores desafios docente, especialmente, no campo artísticoliterário, quando se assume uma abordagem interacional, explorando atividades com o gênero discursivo do conto realista fantástico. Dessa forma, a partir da organização de práticas de leitura por meio do conto fantástico de João do Rio, O homem da cabeça de papelão, esta pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades de realização de uma proposta de trabalho de leitura, explorando o posicionamento ético-valorativo do autor-pessoa, autor-criador, narrador, personagens, leitor e vozes sociais nas relações dialógicas. Para tanto, a pesquisa propõe uma análise sobre as contribuições dos estudos de Bakhtin (2011, 2016, 2020) e Volóchinov (2017, 2019) que explore as capacidades de linguagem de ressignificação valorada de acordo com Carvalho (2021). No campo da leitura do gênero discursivo, discutimos a abordagem do modo fantástico, nos aprofundamos nos estudos literários de Todorov (2007) que se dedica a compreensão da caracterização e efeito do fantástico com base na hesitação entre real e irreal, bem como os estudos de Alazraki (2001) e de Roas (2014) que evocam a compreensão do gênero neofantástico. Nesse contexto, desenvolvemos uma oficina de leitura adotando os princípios das relações dialógicas e da ressignificação valorada dos enunciados expressos pelas vozes no interior do texto e discursos externos presentes na esfera social junto ao leitor. Sob a evidência de um estudo de caso – voltado para leitura com ressignificação valorada baseada em carvalho (2021, 2023) - que explora as categorias do círculo no processo de transposição didática da leitura do texto literário, a pesquisa apresenta atividades de leitura com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Monte Santo-BA. O trabalho tem como produto um caderno pedagógico-literário visando a compreensão ativa, ético-discursiva e valorada, contidos no conto de João do Rio. Os resultados indicam que o trabalho embasado na teoria da análise das relações dialógicas do Círculo de Bakhtin contribuiu para uma leitura ativa, responsiva e significativa auxiliando a formação crítica de um leitor.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
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