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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Valdeny Lopes de-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:42:37Z-
dc.date.available2024-09-04T12:42:37Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valdeny Lopes de. Vozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e a diversidade na escola. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19991-
dc.description.abstractThis TCF dissertation (Final Conclusion Paper), entitled “Afro-Brazilian Literary Voices: promoting identity and diversity at school” aims to contribute to the literary literacy and critical formation of students in Elementary School II, based on short stories by Afro-Brazilian writers. Brazilians, Cristiane Sobral (2014) and Miriam Alves (2021), who discuss topics related to the human condition of a portion of society, such as racism in various spaces, including schools. In addition to using the literary text with a focus on subjective reading to develop reflection/action in the construction of affirmative actions in anti-racist and identity education. In this sense, a pedagogical notebook was developed as an educational resource that makes it possible to enhance the practice of literary literacy and the implementation of law 10.639/03, which is still rarely discussed in basic education schools. Therefore, the first chapter of this work is theoretically based on studies carried out on reading and literary reading, the Common National Base-BNCC (2018); Soares (2006); Solé (1998) Cosson (2014), Kleiman (1995); Colomer (2003); Cândido (2004); Cruz (2012); Rouxel (2013); among others. In the second chapter focused on Afro-Brazilian literature, Munanga (2012); Duarte (2022); Cuti (2010); National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and Law 10.639/03; between others. In the last chapter, the methodological procedures and instruments, action research and results of the didactic sequence are considered, based on Cosson's basic sequence method (2014), such as: motivation, introduction, reading and interpretation. The literary workshops were held in a municipal public school in the city of Euclides da Cunha - Bahia, in a 9th year class of elementary school II, which involved experiences with Afro-Brazilian literary reading, with the construction of some genres that motivate learning through literary and racial literacy.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSubjective readingeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectAfro-brazilian literatureeng
dc.titleVozes literafro-brasileira : promovendo a identidade e a diversidade na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jeane de Cássia Nascimento-
dc.description.resumoEsta dissertação do TCF (Trabalho de Conclusão Final), intitulado Vozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e diversidade na escola objetiva contribuir para o letramento literário e a formação crítica do educando do Ensino Fundamental II, a partir de contos das escritoras afro-brasileiras Cristiane Sobral (2014) e Miriam Alves (2021), que trazem a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade, a exemplo do racismo em diversos espaços, inclusive na escola. Além de se valer do texto literário com foco na leitura subjetiva para desenvolver uma reflexão/ação na construção de ações afirmativas na educação antirracista e identitária. Nesse sentido, desenvolveu-se um caderno pedagógico como recurso educacional que possibilita potencializar a prática do letramento literário e a efetivação da lei 10.639/03, ainda tão pouco discutida nas escolas da educação básica. Sendo assim, fundamentam teoricamente o primeiro capítulo os estudos sobre leitura e leitura literária à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), de Soares (2006), Solé (1998), Cosson (2014), Kleiman (1995), Colomer (2003), Cândido (2004), Cruz (2012), Rouxel (2013), dentre outros. No segundo capítulo, voltado para a literatura afro-brasileira, destacam-se as ideias de Munanga (2012), Duarte (2022), Cuti (2010), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei 10.639/03, entre outros. No último capítulo, consideramos os procedimentos e instrumentos metodológicos, a partir da pesquisa-ação e apresentamos os resultados da sequência didática, baseada no método da sequência básica de Cosson (2014), como: motivação, introdução, leitura e interpretação. As oficinas literárias foram realizadas em uma escola pública municipal na cidade de Euclides da Cunha - Bahia, numa turma do 9º ano do ensino fundamental II, que protagonizaram através de experiências com a leitura literária afrobrasileira a construção de alguns gêneros motivadores de aprendizado mediante ao letramento literário e racial.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

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