Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20003
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Da implementação à utilização do laboratório de ciências: dificuldades e facilidades apontadas por professores de biologia da região sul de Sergipe
Autor(es): Santos, Makel Bruno Oliveira
Data do documento: 29-Fev-2024
Orientador: Guimarães, Carmen Regina Parisotto
Resumo: Dentre os desafios que permeiam o cenário educacional, encontra-se o uso do Laboratório de Ciências nas escolas, fomentando pesquisas que objetivam investigar as ações realizadas nesse espaço e verificando de que forma seu desenvolvimento pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem, de modo a ampliar o conhecimento científico dos alunos. As atividades experimentais possuem um importante papel neste processo por motivarem os alunos com novas formas de aprender, gerando o envolvimento deles nas aulas. Diversos autores, estudando as deficiências na Alfabetização Científica, abordam a ausência de aulas experimentais na Educação Básica. Em vista disso, e buscando contribuir para entender a situação das escolas estaduais da região sul de Sergipe, no que tange à existência e ao uso dos laboratórios de ciências, propus um trabalho que tem como objetivos: (1) Verificar como as políticas públicas incentivam a implantação e o uso dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais; (2) Descrever como os documentos oficiais regulamentaram a implantação dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais da região sul de Sergipe; (3) Identificar a realidade atual da estrutura física dos Laboratórios de Ciências para o ensino de Biologia; (4) Identificar a articulação dos Laboratórios de Ciências com o ensino de Biologia no tocante às práticas dos professores; (5) Identificar as contribuições das práticas educativas realizadas no Laboratório de Ciências na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em Biologia a partir do discurso dos professores. A pesquisa envolveu 16 professores de Biologia (1ª a 3ª Série do Ensino Médio) lotados nas nove escolas estaduais da região sul de Sergipe que têm em suas estruturas físicas Laboratórios de Ciências. As informações foram obtidas através da aplicação de um questionário priorizando uma abordagem qualitativa, com perguntas abertas, para verificar se os laboratórios estão ou não sendo utilizados, para quais atividades e quais os resultados que estão sendo obtidos. Após a coleta de dados, foi realizada a análise e a escolha das informações que serviriam como fonte para a pesquisa. Os resultados foram analisados através de Análise Textual Discursiva (ATD). Após análises dos documentos e das narrativas dos sujeitos, constatei que os resultados revelaram desafios significativos, como a carência de políticas públicas que incentivem o uso desses espaços, a inadequação da infraestrutura e a falta de investimentos. Apesar das dificuldades, os professores reconhecem a importância do Laboratório de Ciências na promoção da Alfabetização Científica, ressaltando a necessidade de eventos científicos e práticas experimentais para aproximar teoria e prática. A pesquisa também evidenciou a deficiência na formação inicial e continuada dos professores em relação ao uso do laboratório. Concluo que para que o Laboratório de Ciências desempenhe efetivamente sua função, é necessário que haja uma maior integração entre o poder público, a gestão escolar, a formação continuada dos professores e a participação dos alunos. Tais elementos apresentamse como relevantes para superar o distanciamento que há entre teoria e prática, proporcionando uma compreensão aprimorada sobre a Ciência e seus conteúdos, e contribuindo para a Alfabetização Científica dos alunos.
Abstract: Among the challenges that permeate the educational scenario is the use of the Science Laboratory in schools, promoting research that aims to investigate the actions carried out in this space and verifying how its development can influence the teaching and learning process, in order to expand students' scientific knowledge. Experimental activities play an important role in this process by motivating students with new ways of learning, generating their involvement in classes. Several authors, studying deficiencies in Scientific Literacy, address the absence of experimental classes in Basic Education. In view of this, and seeking to contribute to understanding the situation of state schools in the southern region of Sergipe, regarding the existence and use of science laboratories, I proposed a work that aims to: (1) Verify how public policies encourage the implementation and use of Science Laboratories in state schools; (2) Describe how official documents regulated the implementation of Science Laboratories in state schools in the southern region of Sergipe; (3) Identify the current reality of the physical structure of Science Laboratories for teaching Biology; (4) Identify the articulation of Science Laboratories with Biology teaching in terms of teachers' practices; (5) Identify the contributions of educational practices carried out in the Science Laboratory in improving the teaching and learning process in Biology based on teachers' discourse. The research involved 16 Biology teachers (1st to 3rd Series of High School) working in nine state schools in the southern region of Sergipe that have Science Laboratories in their physical structures. The information was obtained through the application of a questionnaire prioritizing a qualitative approach, with open questions, to verify whether or not the laboratories are being used, for what activities and what results are being obtained. After data collection, analysis and choice of information that would serve as a source for the research was carried out. The results were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). After analyzing the documents and the subjects' narratives, I found that the results revealed significant challenges, such as the lack of public policies that encourage the use of these spaces, the inadequacy of infrastructure and the lack of investment. Despite the difficulties, teachers recognize the importance of the Science Laboratory in promoting Scientific Literacy, highlighting the need for scientific events and experimental practices to bring theory and practice closer together. The research also highlighted the deficiency in the initial and continuing training of teachers in relation to the use of the laboratory. I conclude that for the Science Laboratory to effectively perform its function, there needs to be greater integration between public authorities, school management, continuing teacher training and student participation. Such elements are relevant to overcome the gap between theory and practice, providing an improved understanding of Science and its contents, and contributing to students' Scientific Literacy.
Palavras-chave: Biologia (ensino médio)
Educação básica
Laboratórios biológicos
Alfabetização científica
Laboratório de ciências
Basic education
Scientific literacy
Science lab
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Makel Bruno Oliveira. Da implementação à utilização do laboratório de ciências: dificuldades e facilidades apontadas por professores de biologia da região sul de Sergipe. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20003
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAKEL_BRUNO_OLIVEIRA_SANTOS.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.