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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20032
Tipo de Documento: | Tese |
Título : | Aos parasitas as batatas: estudo das personagens machadianas |
Autor : | Ferreira, Iasmim Santos |
Fecha de publicación : | 5-feb-2024 |
Director(a): | Andrade, Alexandre de Melo |
Resumen: | Desde as primeiras letras na imprensa até os romances, Machado de Assis demonstra um interesse pelo parasitismo. Certamente pela leitura de Luciano de Samósata e de seu diálogo O Parasita. Não só se interessa pelo tema, mas também pelos recursos literários da tradição luciânica. Dessa soma de interesses surgem as “Aquarelas” (1859), conjunto de crônicas que apresenta os principais tipos parasitários no país. De Ressurreição (1872) a Memorial de Aires (1908), Machado não perde de vista os parasitas, os que se aproveitam das batatas ou benesses alheias. Por isso, nossa tese tem por objetivo apresentar panoramicamente os ecos do tema, os parasitas do corpo e os do espírito e da consciência nos romances; bem como analisar esse tipo social em Quincas Borba (1891). Para isso, valemo-nos de estudos acerca da personagem, da tradição luciânica e da crítica machadiana. Respectivamente, os principais são: Bakhtin (2002; 2010; 2011), Bergson (2007), Braith (2017), Candido (1970; 2014), Rosenfeld (2014), Segolin (1978), Brandão (2001), Frye (2013), Merquior (1972), Sá Rego (1989), Bosi (2002; 2006), Brayner (1979), Barboza (2022), Dixon (2020), Faoro (2001), Gledson (1991; 2003; 2006), Santiago (2006; 2015), Schwarz (1991, 2012). Em suma, as “Aquarelas” funcionam como uma bússola para a construção das personagens parasitas nos romances e estes são a mostra da expansão desse tipo social, sobre o qual o Bruxo do Cosme Velho não perdeu o interesse ao longo dos anos. |
Resumen : | From the first letters in the press to the novels, Machado de Assis demonstrates an interest
in parasitism. Certainly by reading Luciano de Samosata and his dialogue O Parasita. Not
only is he interested in the theme, but also in the literary resources of the Lucianic
tradition. From this sum of interests comes the “Watercolors” (1859), a set of chronicles
that presents the main types of parasites in the country. From Ressurreição (1872) to
Memorial de Aires (1908), Machado does not lose sight of the parasites, those who take
advantage of potatoes or the benefits of others. Therefore, our thesis aims to
panoramically present the echoes of the theme, the parasites of the body and those of the
spirit and conscience in the novels; as well as analyzing this social type in Quincas Borba
(1891). For this, we make use of studies about the character, the Lucianic tradition and
Machado's criticism. Respectively, the main ones are: Bakhtin (2002; 2010; 2011),
Bergson (2007), Braith (2017), Candido (1970; 2014), Rosenfeld (2014), Segolin (1978),
Brandão (2001), Frye (2013 ), Merquior (1972), Sá Rego (1989), Bosi (2002; 2006),
Brayner (1979), Barboza (2022), Dixon (2020), Faoro (2001), Gledson (1991; 2003;
2006), Santiago (2006; 2015), Schwarz (1991, 2012). In short, the “Watercolors” function
as a compass for the construction of parasitic characters in the novels and these are an
example of the expansion of this social type, in which the Witch of Cosme Velho has not
lost interest over the years. Desde sus primeras cartas en la prensa hasta sus novelas, Machado de Assis demuestra interés por el parasitismo. Seguramente leyendo a Luciano de Samosata y su diálogo O Parasita. No sólo le interesa el tema, sino también los recursos literarios de la tradición luciánica. De esa suma de intereses surge las “Acuarelas” (1859), un conjunto de crónicas que presenta los principales tipos de parásitos en el país. Desde Ressurreição (1872) hasta Memorial de Aires (1908), Machado no pierde de vista a los parásitos, aquellos que se aprovechan de las papas o de los beneficios ajenos. Por lo tanto, nuestra tesis pretende presentar panorámicamente los ecos del tema, los parásitos del cuerpo y los del espíritu y la conciencia en las novelas; así como analizar este tipo social en Quincas Borba (1891). Para ello, nos valemos de estudios sobre el personaje, la tradición luciánica y la crítica de Machado. Respectivamente, los principales son: Bakhtin (2002; 2010; 2011), Bergson (2007), Braith (2017), Candido (1970; 2014), Rosenfeld (2014), Segolin (1978), Brandão (2001), Frye ( 2013), Merquior (1972), Sá Rego (1989), Bosi (2002; 2006), Brayner (1979), Barboza (2022), Dixon (2020), Faoro (2001), Gledson (1991; 2003; 2006), Santiago (2006; 2015), Schwarz (1991, 2012). En suma, las “Acuarelas” funcionan como brújula para la construcción de personajes parásitos en las novelas y son un ejemplo de la expansión de ese tipo social, en el que la Bruja de Cosme Velho no ha perdido interés a lo largo de los años. |
Palabras clave : | Literatura brasileira Estudo e ensino Machado de Assis Quincas Borba Parasitismo Personagens Aquarela Parasitism Characters Watercolors Caracteres Acuarelas |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | FERREIRA, Iasmim Santos. Aos parasitas as batatas: estudo das personagens machadianas. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20032 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Letras |
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