Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20067
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Produção de jogos destinados ao ensino da contra-argumentação no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Production of games for the teaching of counter-argumentation in elementary school
Autor(es): Macedo, Iago Soares de
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Data do documento: 2023
Resumo: Este trabalho descreve a produção de jogos interativos a fim de promover o aprimoramento da contraargumentação. O projeto concretizou a produção de dois serious games, o que foi realizado em duas fases distintas: a criação de um jogo para dispositivos Android baseado no estilo "Dark Stories" e um jogo em RPG Maker com interações no ambiente doméstico e com os familiares. O primeiro jogo apresenta situações desafiadoras em que as crianças precisam argumentar entre si para encontrar a resposta correta; o segundo jogo permite que as crianças pratiquem a contra-argumentação por meio de múltiplas opções de diálogo. O design desse tipo de jogo é complexo, porque o seu processo de concepção deve considerar aspectos instrucionais, metodológicos e lúdicos, além da usabilidade. A criação desses jogos visou ao desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais de crianças e adolescentes. Para tanto, seis categorias orientaram a produção tecnológica: 1. mecânica de jogo; 2. progressão do jogo; 3. metodologia; 4. colaboração; 5. informação na tela; 6. holismo. Os resultados preliminares destacam a importância da promoção da contra-argumentação em jogos interativos, por ser uma das etapas em que os estudantes apresentam mais dificuldades, como uma ferramenta educacional eficaz para o aprimoramento da compreensão da argumentação.
Abstract: This work describes the production of interactive games to promote the improvement of counterargumentation. The project involved the production of two serious games, which was carried out in two distinct phases: the creation of a game for Android devices based on the "Dark Stories" style and a game in RPG Maker with interactions in the home environment and with family members. The first game presents challenging situations in which children must argue with each other to find the correct answer; the second game allows children to practice counter-argumentation through multiple dialog options. The design of this type of game is complex because its conception process must consider instructional, methodological, and playful aspects, as well as usability. The creation of these games aimed to develop the cognitive and social skills of children and adolescents. To this end, six categories guided the technological production: 1. game mechanics; 2. game progression; 3. methodology; 4. collaboration; 5. on-screen information; 6. holism. The preliminary results highlight the importance of promoting counter-argumentation in interactive games, as this is one of the stages in which students have the most difficulties, as an effective educational tool for improving their understanding of argumentation.
Palavras-chave: Jogo interativo
Contra-argumentação
Capacidades argumentativas
Interactive game
Counter-argumentation
Argumentative capacities
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20067
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoJogosContraArgumentacaoEF.pdf930,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.