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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: “Quarto de despejo: diário de uma favelada” de Maria Carolina de Jesus: cidadania, direitos e possibilidades educacionais
Título(s) alternativo(s): “Le dépotoir” de Maria Carolina de Jesus: citoyenneté, droits et possibilités pour l’éducation
Autor(es): Ferreira, Lucas Campos
Gusmão, Samuel Mascarenhas Barros
Paula, Fernanda Cristina de
Data do documento: 2023
Resumo: "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" é um livro singular, escrito por Carolina Maria de Jesus. Lançado pela primeira vez em 1960, esta obra proporciona um impressionante relato autobiográfico que delineia a vida de Carolina, uma mulher negra, mãe solteira e residente de uma favela na cidade de São Paulo. O objetivo deste trabalho é apresentar o potencial educacional da obra literária de Carolina Maria de Jesus. Potencial enquanto instrumento didático, particularmente, para refletir a questão dos direitos fundamentais e territoriais, atentando-se para o contexto histórico em que a obra foi escrita e está inserida. Desta forma, a obra foi analisada a partir da articulação de categorias que englobam o direito, literatura e território, buscando transcender para perspectivas que vão além do exposto nos escritos e que nos permitem desenvolver diferentes olhares referentes ao ensino-aprendizagem sobre cidadania e direitos fundamentais.
Abstract: "Le dépotoir” est un livre singulier, écrit par l'écrivaine brésilienne Maria Carolina de Jesus. Parut au Brésil à 1960, cet œuvre est un impressionnant récit autobiographique qui présente la vie de Carolina Maria de Jesus, mère célibataire et résidente d’une “favela” dans la ville de São Paulo, Brésil. L’objectif de ce texte est de faire connaître des possibilités pour l’éducation présentes dans “Le dépotoir”. Ces possibilités sont liées au potentiel du livre comme un instrument pédagogique pour la réflexion sur les droits fondamentaux et la citoyenneté, en étant attentif au contexte historique dans lequel l'œuvre a été écrite. Ainsi, le livre a été analysé à partir de l’articulation des catégories liées au droit, littérature et territoire, en cherchant transcender vers des perspectives au-delà du contenu du livre et qui nous permettraient de développer différents regards sur les processus d’enseignerapprendre liés à la citoyenneté et les droits fondamentaux.
Palavras-chave: Literatura
Território
Direitos fundamentais
Litterature
Territoire
Droits fondamentaux
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2023.17.14.04
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20071
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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