Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20080
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Práticas de existência contextualizada no cotidiano dos corpos nas telas |
Título(s) alternativo(s): | Practices of contextualized existence in the everyday day of bodies on screen |
Autor(es): | Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este artigo, a partir do entrecruzamento entre filosofia, comunicação, ciências cognitivas, sociais e políticas, propõe pensar uma relação teórico e prática docente, de criação em dança a partir do cotidiano nas telas. A hipótese desse artigo foi gerada em consonância a processos artísticos desenvolvidos como mostra final de um semestre letivo numa instituição de nível superior em diálogo a aspectos que pudessem gerar outros modos de existir não separatistas ou dicotômicos, diante da impossibilidade do “fazer junto” e que traduz literalmente nossa atual vida nas telas. Essa pesquisa se desenvolve a partir da Teoria Corpomídia e apoia-se na filosofia da partilha do sensível (RANCIÈRE,2005), na metodologia indisciplinar (GREINER, 2005) e na bricolagem dos discursos que ouvimos, falamos, repostamos e nos tornamos “súditos” (HAN, 2020). Entende-se que esse caráter híbrido é o nosso modo de vida e nos atualiza a fazer/ser o que somos, a partir das trocas, das “ressonâncias” e da responsabilidade do que se coloca no mundo e, como se torna indissociável essa relação com os aspectos afetivos, políticos e sociais. |
Abstract: | This article, based on the intersection between philosophy, communication, cognitive, social and political sciences, proposes to think about a theoretical relationship and teaching practice, of creating dance from everyday life on screen. The hypothesis of this article was generated in line with artistic processes developed as a final exhibition of an academic semester in a higher education institution in dialogue with aspects that could generate other non-separatist or dichotomous ways of existing, given the impossibility of “doing together” and that literally translates our current life on screen. This research is developed from the Corpomedia Theory and is based on the philosophy of sharing the sensitive (RANCIÈRE, 2005), on the indisciplinary methodology (GREINER, 2005) and on the bricolage of the discourses that we hear, speak, repost and become “subjects” (HAN, 2020). It is understood that this hybrid character is our way of life and updates us to do/be what we are, based on exchanges, “resonances” and responsibility for what is placed in the world and, as this relationship becomes inseparable with affective, political and socialaspects. |
Palavras-chave: | Cotidiano Dança Processos Telas Teoria corpomídia Daily life Dance Processes Screens |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20080 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasExistenciaContextualizadaCorposTelas.pdf | 279,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.