Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20080
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas de existência contextualizada no cotidiano dos corpos nas telas
Título(s) alternativo(s): Practices of contextualized existence in the everyday day of bodies on screen
Autor(es): Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de
Data do documento: 2023
Resumo: Este artigo, a partir do entrecruzamento entre filosofia, comunicação, ciências cognitivas, sociais e políticas, propõe pensar uma relação teórico e prática docente, de criação em dança a partir do cotidiano nas telas. A hipótese desse artigo foi gerada em consonância a processos artísticos desenvolvidos como mostra final de um semestre letivo numa instituição de nível superior em diálogo a aspectos que pudessem gerar outros modos de existir não separatistas ou dicotômicos, diante da impossibilidade do “fazer junto” e que traduz literalmente nossa atual vida nas telas. Essa pesquisa se desenvolve a partir da Teoria Corpomídia e apoia-se na filosofia da partilha do sensível (RANCIÈRE,2005), na metodologia indisciplinar (GREINER, 2005) e na bricolagem dos discursos que ouvimos, falamos, repostamos e nos tornamos “súditos” (HAN, 2020). Entende-se que esse caráter híbrido é o nosso modo de vida e nos atualiza a fazer/ser o que somos, a partir das trocas, das “ressonâncias” e da responsabilidade do que se coloca no mundo e, como se torna indissociável essa relação com os aspectos afetivos, políticos e sociais.
Abstract: This article, based on the intersection between philosophy, communication, cognitive, social and political sciences, proposes to think about a theoretical relationship and teaching practice, of creating dance from everyday life on screen. The hypothesis of this article was generated in line with artistic processes developed as a final exhibition of an academic semester in a higher education institution in dialogue with aspects that could generate other non-separatist or dichotomous ways of existing, given the impossibility of “doing together” and that literally translates our current life on screen. This research is developed from the Corpomedia Theory and is based on the philosophy of sharing the sensitive (RANCIÈRE, 2005), on the indisciplinary methodology (GREINER, 2005) and on the bricolage of the discourses that we hear, speak, repost and become “subjects” (HAN, 2020). It is understood that this hybrid character is our way of life and updates us to do/be what we are, based on exchanges, “resonances” and responsibility for what is placed in the world and, as this relationship becomes inseparable with affective, political and socialaspects.
Palavras-chave: Cotidiano
Dança
Processos
Telas
Teoria corpomídia
Daily life
Dance
Processes
Screens
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20080
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasExistenciaContextualizadaCorposTelas.pdf279,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.