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dc.contributor.authorNascimento, Maria Luziara-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:27:15Z-
dc.date.available2024-09-19T22:27:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20088-
dc.description.abstractThe objective of the article is to understand how Bourdieu’s theory challenges the idea that education is a means of change and social equality. In this sense, the problem to be analyzed is how Bourdieu’s theory demonstrates that education reproduces social inequalities. For the author, school represents a space for legitimizing dominant culture. In this sense, this incorporation of dominant culture is not presented as such, but is constructed through masking of a neutral culture that falls to the pedagogical role legitimized by a competent authority that transmits knowledge and does not reinforce social inequalities. The article first seeks to present the author’s theoretical framework so that we can understand his approach and in the second moment we analyze how his theoretical approach makes it possible to analyze mechanisms to understand how social inequalities are produced in the context of public policies for higher education in Brazil.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPierre Bourdieupor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleTeoria social de Pierre Bourdieu e a democratização da educaçãopt_BR
dc.title.alternativePierre Bourdieu's social theory and the democratization of educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo é compreender como a teoria de Bourdieu desafia a ideia de que a educação é um meio de mudança e igualdade social. Nesse sentido, o nosso problema a ser analisado é como a teoria de Bourdieu demonstra que a educação reproduz as desigualdades sociais. A escola representa para o autor um espaço de legitimação da cultura dominante. Nesse sentido, essa incorporação de uma cultura dominante não é posta como tal, mas é construída por mascaramento de uma cultura neutra que cabe ao papel pedagógico legitimado uma autoridade competente que transmiti conhecimento e não reforça desigualdades sociais. O artigo primeiramente procura apresenta o quadro teórico do autor para podermos entender sua abordagem e no segundo momento analisamos como a sua abordagem teórica possibilita mecanismo de análise para entendermos como as desigualdades sociais são produzidas no contexto das políticas públicas para a educação superior no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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