Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Orlane Santana-
dc.contributor.authorPinto, Marie Jolly Nascimento-
dc.contributor.authorBezerra, Marcelo dos Santos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:31:07Z-
dc.date.available2024-09-19T22:31:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20093-
dc.description.abstractThe present study arose from the challenges faced by students and teachers in relation to the 6th year of Elementary School, a transition phase and relevant changes in different aspects of the school experience. The general objective is to analyze the main challenges of students in the 6th year of Elementary School by proposing methodological strategies that foster meaningful learning, autonomy, overcoming the challenges pertinent to this stage of school transition. Thus, it is outlined by a qualitative research methodology based on bibliographic analysis, based mainly on educational legislation in Brazil, such as the National Education Guidelines and Bases Law (LDB/1996), the National Curricular Guidelines for Basic Education (DCNs/ 2013), the National Common Curricular Base (BNCC/2018), among others, and authors such as Vygotsky (2000), Freire (2013), Plácido (2017), Bacich and Morán (2018), Libâneo (1994), Santos (2016 ), Nogueira and Reis (2021), Piaget (1977), among others. To this end, the research made it possible to establish relationships between the challenges of this phase of school training and how dialogue with different languages, with emotions and the use of active methodologies, can contribute to minimizing them, making students protagonists of transformation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectTransição escolarpor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectChallengespor
dc.subjectSchool transitionpor
dc.subjectActive methodologiespor
dc.titleO 6º ano do ensino fundamental: competências socioemocionais e metodologias ativas como estratégias para superar os desafios da transição escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe 6th year of elementary education: socio-emotional skills and active methodologies as strategies to overcome the challenges of school transitionpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo surgiu mediante desafios enfrentados por estudantes e por professores em relação ao 6º ano do Ensino Fundamental, fase de transição e de relevantes mudanças em diferentes aspectos da vivência escolar. O objetivo geral é analisar os principais desafios dos estudantes no 6º ano do Ensino Fundamental mediante proposição de estratégias metodológicas que fomentem aprendizagem significativa, a autonomia, superando os desafios pertinentes a essa etapa de transição escolar. Assim, está delineado por uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada na análise bibliográfica, fundamentada principalmente em Legislações educacionais do Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNs/2013), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), entre outros, e autores como Vygotsky (2000), Freire (2013), Plácido (2017), Bacich e Morán (2018), Libâneo (1994), Santos (2016), Nogueira e Reis (2021), Piaget (1977), entre outros. Para tanto, a pesquisa possibilitou estabelecer relações entre os desafios dessa fase da formação escolar e como o diálogo com diferentes linguagens, com as emoções e o uso de metodologias ativas, podem contribuir para minimizá-los, tornando os educandos protagonistas da transformação.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6AnoEnsinoFundamentalTransicaoEscolar.pdf289,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.