Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20097
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Juventudes e escolarização: um relato de experiência no mestrado em educação |
Título(s) alternativo(s): | Jóvenes y escolarización: balance de la experiencia del máster en educación |
Autor(es): | Honório, Deane Taiara Soares Reis, Rosemeire |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este relato de experiência tem como objetivo relatar as experiências de uma estudante de mestrado em sua imersão na disciplina eletiva “Juventudes e Escolarização”, e os ganhos efetivos desta vivência para desenvolvimento de seu projeto de pesquisa. Para a construção deste texto, fez-se uso da abordagem qualitativa e da observação participada. Foram sujeitos deste estudo seis mulheres, uma delas docente e as cinco demais discentes, no período de agosto a dezembro de 2021. Foram apresentados o percurso dos estudos da disciplina, suas atividades avaliativas e as aprendizagens adquiridas, revelando discussões sobre as juventudes em suas conexões com outras áreas de estudo. Identificou-se a relevância e contribuição da disciplina para o aprimoramento das pesquisas dos programas de pós-graduação, que envolvem as juventudes, bem como, o alargamento da compreensão desta temática em suas especificidades. |
Abstract: | El objetivo de este informe de experiencia es describir las vivencias de una estudiante de máster durante su inmersión en la asignatura optativa "Juventud y Escolarización", y las ganancias efectivas de esta experiencia para el desarrollo de su proyecto de investigación. Para construir este texto, se utilizó un enfoque cualitativo y la observación participante. Los sujetos de este estudio fueron seis mujeres, una de ellas profesora y las otras cinco estudiantes, de agosto a diciembre de 2021. Se presentó el curso de estudio, sus actividades de evaluación y las lecciones aprendidas, revelando discusiones sobre la juventud en sus conexiones con otras áreas de estudio. Se identificó la relevancia y contribución de la asignatura para la mejora de la investigación en programas de posgrado que involucran a jóvenes, así como la ampliación de la comprensión de esta temática en sus especificidades. |
Palavras-chave: | Relato de experiência Juventudes e escolarização Relação do jovem com o saber Informe de experiencia Juventud y escolarización Relación de los jóvenes con el conocimiento |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20097 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JuventudesEscolarizacaoRelatosExperiencia.pdf | 300,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.