Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20101
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Criação e uso de bússola nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Creation and use of compass in Elementary School of Geography classes
Autor(es): Melo, Thiago da Silva
Data do documento: 2023
Resumo: A localização e a orientação espacial estão no nosso cotidiano. Frequentemente não recordamos da presença da Geografia em tais atos do dia a dia como ir ao trabalho, à escola, à igreja e aos demais lugares. A partir dessa reflexão surgiu a ideia da construção de uma bússola de baixo custo aliada a uma atividade prática para que os estudantes pudessem compreender melhor os pontos cardeais e colaterais, bem como a orientação espacial nas aulas de Geografia do sexto ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, em Campo Grande/MS. Os objetivos consistiram em criar uma bússola para utilização nas aulas, estimular e envolver os estudantes em seu processo de aprendizagem. Para entender os fenômenos que ocorrem na experiência foi necessário realizar levantamento bibliográfico em sites, artigos de revistas e livros, e para aprender a construir a bússola foram assistidos alguns vídeos disponibilizados na plataforma de vídeos YouTube. Foi possível concluir que atividades práticas estimulam a curiosidade e a participação dos estudantes, dinamizando o processo de aprendizagem. Além disso, por se tratar de uma atividade simples e de baixo custo é possível replicá-la em qualquer escola de Educação Básica.
Abstract: Location and spatial orientation are part of our daily lives. We often do not remember the presence of Geography in such everyday acts as going to work, school, church and other places. From this reflection came the idea of building a low-cost compass combined with a practical activity so that students could better understand the cardinal and collateral points, as well as spatial orientation in Geography classes in the sixth year of Elementary School II at the Senador Rachid Saldanha Derzi Municipal School, in Campo Grande/MS. The objectives were to create a compass to use in classes, to encourage and involve students in their learning process. To understand the phenomena that occur in the experience, it was necessary to carry out a bibliographical survey on websites, magazine articles and books, and to learn how to build the compass, some videos available on the YouTube video platform were watched. It was possible to conclude that practical activities stimulate students' curiosity and participation, streamlining the learning process. In addition, as it is a simple and lowcost activity, it can be replicated in any Basic Education school.
Palavras-chave: Aula criativa
Metodologia
Educação
Creative class
Methodology
Education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20101
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriacaoUsoBussolaGeografiaEF.pdf293,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.