Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20109
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Práticas pedagógicas na pandemia: desafios enfrentados pelos educadores no uso das novas tecnologias |
Título(s) alternativo(s): | Prácticas pedagógicas en la pandemia: desafíos que enfrentan los educadores en el uso de las nuevas tecnologías |
Autor(es): | Barbosa, Ana Cecília Campos Barbosa, Ana Laura Campos |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Esse texto é um trabalho reflexivo sobre como a pandemia covid-19 impôs desafios à prática de ensino do professor, em um período em que as atividades educacionais foram continuadas, em sua maioria, por meio de recursos tecnológicos. Por muito tempo esses recursos, tão corriqueiros cotidianamente, tinham seu uso ignorado, diminuído ou mesmo reprimido em sala de aula, a exemplo dos smartphones, tablets ou notebooks. Durante o período pandêmico, marcado pelo isolamento social como medida protetiva para controle do contágio, o smartphone foi o principal mediador da relação acadêmica enquanto as escolas estavam fechadas. Aulas por meio do zoom ou google sala de aula, envio de atividade por meio do whatsapp eram, entre outras estratégias, adotadas por professores e gestores para continuidade do ano letivo. Mas depois de três anos do início da pandemia, como pensar os desafios enfrentados pelos docentes em adotar novas práticas de ensino que levem em conta a utilização das tecnologias, que promovam práticas que favoreçam a permanência do estudante no espaço escolar e que tenham potencial transformador da vida dos estudantes? Para pensar a respeito, nos utilizamos da leitura do trabalho da pensadora argentina Mariana Maggio. |
Abstract: | Este texto es un trabajo reflexivo sobre cómo la pandemia del covid-19 impuso desafíos a la práctica docente docente, en un período en el que las actividades educativas se continuaron, en su mayoría, a través de recursos tecnológicos. Durante mucho tiempo estos recursos, tan habituales en el día a día, han visto su uso ignorado, reducido o incluso reprimido en las aulas, como los teléfonos inteligentes, las tabletas o los portátiles. Durante el periodo pandémico, marcado por el aislamiento social como principal medida de protección para controlar el contagio, el teléfono inteligente fue el principal mediador de la relación académica mientras las escuelas estuvieron cerradas. Clases a través de zoom o google classroom, envío de actividad a través de Whatsapp, fueron estrategias adoptadas por docentes y directivos para continuar el año escolar. Pero despues de la pandemia, ¿cómo pensar los desafíos que enfrentan los docentes y adoptar nuevas prácticas docentes que tengan en cuenta el uso de las nuevas tecnologías, que promuevan prácticas que favorezcan la permanencia del estudiante en el espacio escolar y que tengan ¿Potencial transformador de la vida de los estudiantes? Para pensarlo utilizamos la lectura de la obra de la investigadora argentina Mariana Maggio. |
Palavras-chave: | Pandemia Educação Tecnologias Pandemia Educación Tecnologías |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20109 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasPedagogicasPandemia.pdf | 296,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.