Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJobim, Letícia Mossate-
dc.contributor.authorSilva, Márcia Alves da-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:41:00Z-
dc.date.available2024-09-19T22:41:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20112-
dc.description.abstractEste artículo analiza las relaciones de género en el ámbito educativo de las Ciencias Agrarias, teniendo en vista teniendo que es un área considerado tradicionalmente masculino. La investigación se realizó con estudiantes graduados del Curso Técnico en Agricultura del Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS), que continuaron sus estudios en Ciencias Agrícolas. A partir de sus narrativas, junto con las de las servidoras que participaron en las prácticas, buscamos identificar las relaciones de género, tanto en los lugares de prácticas como de trabajo. Ubicada en el campo teórico de los Estudios Feministas Interseccionales y de Género, la metodología adoptada se caracteriza por ser de carácter cualitativo y por utilizar la Historia Oral temática, con el uso de entrevistas narrativas. Lo que se encontró es que la falta de confianza y credibilidad que enfrentaron como estudiantes se repite en sus lugares de trabajo, a pesar de contar con experiencia y formación en el área. Aún prevalece la sobrevaloración de la fuerza física en detrimento de la intelectual, la falta de confianza en las capacidades de las mujeres y el desprecio por sus opiniones, haciendo necesario, constantemente, que el hombre confirme lo que dice para que sus opiniones sean escuchadas y respetado.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectSegregação sexualpor
dc.subjectRelaciones de génerospa
dc.subjectMundo del trabajospa
dc.subjectSegregación sexualspa
dc.titleNarrativas de mulheres sobre as relações de gênero nas ciências agráriaspt_BR
dc.title.alternativeNarrativas de mujeres sobre las relaciones de género en las ciencias agrícolasspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as relações de gênero no campo educacional das Ciências Agrárias, tendo em vista ser considerada uma área tradicionalmente masculina. A pesquisa foi realizada com estudantes egressas do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS), que deram continuidade aos estudos nas Ciências Agrárias. A partir de suas narrativas, juntamente com as de servidores/as que tiveram envolvimento com os estágios, buscamos identificar as relações de gênero, tanto nos locais de estágios como de trabalho. Situada no campo teórico dos Estudos Feministas Interseccionais e de Gênero, a metodologia adotada caracteriza-se por ser de cunho qualitativa e por utilizar a História Oral temática, com uso de entrevistas narrativas. O que ficou constatado é que a falta de confiança e credibilidade que enfrentavam enquanto estudantes repete-se em seus lugares de trabalho, apesar delas terem experiência e formação na área. No entanto, ainda prevalece a supervalorização da força física em detrimento da intelectual, a falta de confiança nas capacidades das mulheres e desprezo por suas opiniões, sendo necessário, constantemente, que um homem confirme o que elas afirmam para que suas opiniões sejam ouvidas e respeitadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrativasMulheresCienciasAgrarias.pdf258,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.