Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20117
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Revisão sistemática de literatura: literacia científica, o negacionismo científico e o ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Revisión sistemática de la literatura: alfabetización científica, negacionismo científico y enseñanza de las ciencias |
Autor(es): | Farias, Tereza Santos Landim, Myrna |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente trabalho se constitui como uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o que dizem as pesquisas que levam em consideração a relação entre a literacia científica, o negacionismo científico e o ensino de ciências, a partir da análise de um corpus de 09 artigos, publicados entre 2013 e 2023, da lista WebQualis. No que pese termos uma expressiva e complexa multidimensionalidade do termo negacionismo científico, nos interessa, de modo particular, compreender o alcance dos seus efeitos no ensino de ciências, apoiadas na literatura (KEYES, 2018. VILELA e SELLES, 2020, SILVA, 2021. SEIXAS, 2021). Os resultados permitiram observar, na perspectiva trazida por este artigo, que o ensino de ciências pode ser potencializado com a inclusão da perspectiva da literacia científica, de forma a estimular uma postura crítica e protagonista do estudante, nos seus percursos de aprendizagem, e que as aproximações do campo da literacia cientifica com pensamento crítico e abordagem investigativa surgem como claros apontamentos à serem incorporados nos procedimentos e práticas de ensino, no entanto, cabe a reflexão sobre quais os caminhos necessários para que as orientações e diretrizes curriculares, encontrem condições apropriadas para a sua efetiva implementação no coração das políticas educacionais, que são as escolas. |
Abstract: | El presente trabajo constituye una revisión sistemática de la literatura sobre lo que dicen las investigaciones que tienen en cuenta la relación entre alfabetización científica, negacionismo científico y enseñanza de las ciencias, a partir del análisis de un corpus de 09 artículos, publicados entre 2013 y 2023, del Lista WebQualis. A pesar de la expresiva y compleja multidimensionalidad del término negacionismo científico, nos interesa especialmente comprender el alcance de sus efectos en la enseñanza de las ciencias, sustentados en la literatura (KEYES, 2018. VILELA y SELLES, 2020, SILVA, 2021). Los resultados permitieron observar, desde la perspectiva aportada por este artículo, que la enseñanza de las ciencias puede potenciarse con la inclusión de la perspectiva de la alfabetización científica, con el fin de estimular una postura crítica y protagónica por parte del estudiante, en su aprendizaje. caminos, y que los acercamientos al campo de la alfabetización científica con pensamiento crítico y enfoque investigativo emergen como apuntes claros a incorporar a los procedimientos y prácticas docentes, sin embargo, es necesario reflexionar sobre qué caminos son necesarios para que las pautas y lineamientos curriculares encontrar las condiciones adecuadas para su implementación efectiva en el seno de las políticas educativas, que son las escuelas. |
Palavras-chave: | Literacia cientifica Negacionismo científico Ensino de ciências Alfabetización científica |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20117 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevisaoSistematicaLiteraturaLiteraciaCientifica.pdf | 261,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.