Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20119
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Liliane Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Azevêdo, Lidiany Bezerra Silva de | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T22:43:44Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T22:43:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20119 | - |
dc.description.abstract | Experimental practices are instruments that sharpen the curious spirit of children, transforming the learning of Science content into an activity endowed with knowledge of the scientific universe, which tell us a lot about phenomena in the world. However, Bachelard (1938) states that it is not enough for the experiment to remain on the level of fascination as an attractive element for curiosity, because, conducted as entertaining spectacles, without removing the abstract from the concrete, instead of being a benefit, it constitutes an obstacle to scientific culture. . Given this assertion, based on qualitative research and content analysis by Bardin (2011), we analyzed an experimental activity proposed by Carvalho et al (1998) with the aim of structuring elements that situate Science teaching through investigation as an approach that contextualizes experimental practices in a scientific culture that provides the evolution of the scientific spirit in an attractive way, but without ceasing to break with naive conceptions crystallized in the midst of everyday social interactions. The results indicate that the teaching of Science by investigation constitutes an inviting didactic approach to the student, but without replacing knowledge with admiration and ideas with images. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas experimentais | por |
dc.subject | Gaston Bachelard | por |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | por |
dc.subject | Experimental practices | por |
dc.subject | Scientific culture | eng |
dc.subject | Science classes | eng |
dc.subject | Science teaching by inquiry | eng |
dc.title | Atividades práticas investigativas: uma análise a partir de bachelard | pt_BR |
dc.title.alternative | Practical investigative activities: an analysis based on bachelard | por |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Práticas experimentais são instrumentos que aguçam o espírito curioso infantil transformando a aprendizagem dos conteúdos de Ciências em uma atividade dotada de conhecimentos do universo científico, que nos dizem muito sobre fenômenos do mundo. Contudo, Bachelard (1938) afirma que não basta o experimento ficar no plano do fascínio como elemento atrativo para a curiosidade, pois, conduzido como espetáculos que divertem, sem retirar o abstrato do concreto, em vez de benefício se constitui como obstáculo à cultura científica. Diante dessa assertiva, fundamentados na pesquisa qualitativa e na análise de conteúdo de Bardin (2011), analisamos uma atividade experimental proposta por Carvalho et al (1998) com o objetivo de estruturar elementos que situam o ensino de Ciências por investigação como uma abordagem que contextualiza práticas experimentais em uma cultura científica que proporciona a evolução do espírito científico de forma atrativa, mas, sem deixar de romper com concepções ingênuas cristalizadas em meio às interações sociais cotidianas. Os resultados sinalizam que o ensino de Ciências por investigação se constitui como abordagem didática convidativa ao estudante, mas sem substituir o conhecimento pela admiração e as ideias pelas imagens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtividadesPraticasInvestigativasAnaliseBachelard.pdf | 234,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.