Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Katily Luize Garcia-
dc.contributor.authorSouza, Rafaella Gregório de-
dc.contributor.authorSantos, Geanisson Conceição dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:54:01Z-
dc.date.available2024-09-19T22:54:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20121-
dc.description.abstractThis work addresses the use of alternative dyes in microscopy practices in the teaching of Natural Sciences. The objective is to propose easy and effective techniques that can replace traditional dyes, making learning more dynamic and easier. The methodology used was qualitative experimental, with a survey of commonly used dyes, choice of material to be used, selection of alternative dyes, preparation of slides and research on the chemical composition of each dye. The results showed that gentian violet was the most effective alternative dye, satisfactorily staining basic cellular structures. Other colorants, such as food coloring, powdered soda and ballpoint pen ink, also showed overwhelming results. It is concluded that it is possible to use alternative low-cost and easily accessible dyes in Science classes, making experimental practices more accessible and stimulating for students. This approach contributes to the development of students' critical and reflective thinking, in addition to promoting investigation and interest in the discipline.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCorantes alternativospor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectMicroscopiapor
dc.subjectAlternative dyeseng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectMicroscopyeng
dc.titleCorantes alternativos em práticas de microscopia no ensino de ciências da natureza: uma abordagem acessível e eficazpt_BR
dc.title.alternativeAlternative dyes in microscopy practices in natural science teaching: an accessible and effective approacheng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a utilização de corantes alternativos em práticas de microscopia no ensino de Ciências da Natureza. O objetivo é propor técnicas acessíveis e eficazes que possam substituir os corantes tradicionais, tornando o aprendizado mais dinâmico e facilitado. A metodologia utilizada foi qualitativa experimental, com levantamento dos corantes comumente utilizados, escolha do material a ser utilizado, seleção dos corantes alternativos, preparo das lâminas e pesquisa sobre a composição química de cada corante. Os resultados mostraram que a violeta de genciana foi o corante alternativo mais eficaz, corando satisfatoriamente as estruturas celulares básicas. Outros corantes, como os corantes alimentícios, o refresco em pó e a tinta de caneta esferográfica, também apresentaram resultados satisfatórios. Conclui-se que é possível utilizar corantes alternativos de baixo custo e fácil acesso nas aulas de Ciências, tornando as práticas experimentais mais acessíveis e estimulantes para os estudantes. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, além de promover a investigação e o interesse pela disciplina.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorantesAlternativosPraticasMicroscopia.pdf238,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.