Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20122
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Prática interdisciplinar em matemática em uma escola do campo: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Práctica interdisciplinaria en matemáticas en una escuela de campo: un reporte de experiencia
Autor(es): Destefani, Janacélia Andrade Lacerda
Santos, Guilherme Rodrigues dos
Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Data do documento: 2023
Resumo: O objetivo do artigo é refletir sobre uma experiência desenvolvida em um Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), localizado na zona rural do município de Águia Branca, no estado do Espírito Santo. Nessa experiência, uma turma composta por 19 estudantes, 3ª série do Ensino Médio Integrado, foi envolvida em uma atividade interdisciplinar de prática da colheita do açaí, organizada em uma sequência didática, por docentes responsáveis pelos componentes curriculares de Matemática, Produção Vegetal e Produção Agroindustrial. Explora-se, no texto, as conexões entre educação do campo e etnomatemática que orientaram a atividade proposta e contribuíram para a análise. Destaca-se o envolvimento dos/as estudantes em diferentes atividades de estudo da planta, colheita, transporte e processamento. A experiência propiciou o estabelecimento de relações entre conhecimentos matemáticos escolares e o repertório de conhecimentos dos/as estudantes que compartilharam saberes advindos das produções familiares sobre plantio, organização espacial, comercialização, incluindo padrões de medida, como litros ou quilogramas, lucros relativos à venda de produtos in natura ou processados. Destaca-se a importância de compartilhar com as comunidades as atividades escolares, como a prática desenvolvida, fomentando uma fecunda interação de saberes e vivências entre estudantes e habitantes locais.
Abstract: El objetivo del artículo es reflexionar sobre una experiencia desarrollada en un Centro Estatal Integrado de Educación Rural (CEIER), ubicado en la zona rural del municipio de Águia Branca, en el estado de Espírito Santo. En esta experiencia, una clase compuesta por 19 estudiantes de 3º grado de la Escuela Secundaria Integrada participó en una actividad interdisciplinaria de recolección práctica de açaí, organizada en una secuencia didáctica por profesores responsables de los componentes curriculares de Matemática, Producción Vegetal y Producción Agroindustrial. En el texto se exploran las conexiones entre educación rural y etnomatemática que guiaron la actividad propuesta y contribuyeron al análisis. Destaca la implicación de los alumnos en diferentes actividades de estudio de la planta, recolección, transporte y procesamiento. La experiencia permitió establecer relaciones entre los conocimientos matemáticos escolares y el repertorio de conocimientos de los estudiantes quienes compartieron conocimientos provenientes de producciones familiares sobre siembra, organización espacial, comercialización incluyendo estándares de medidas, como litros o kilogramos, ganancias relacionadas con la venta de productos en natura o procesados. Resalta la importancia de compartir con las comunidades las actividades escolares, como la práctica desarrollada, fomentando una fructífera interacción de conocimientos y experiencias entre estudiantes y habitantes locales.
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação do campo
Interdisciplinaridade
Etnomatemática
Educación rural
Interdisciplinariedad
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20122
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticaInterdisciplinarMatematicaEscolaCampo.pdf252,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.