Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20124
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Avaliação por rubricas no ambiente educacional: uma possibilidade para aprendizagem no ensino de química e de matemática
Autor(es): Silva, Gessica Macêdo da
Freitas, Nadir Santos
Santos, Mayla Silva
Data do documento: 2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do uso da avaliação por rubricas na aprendizagem no ensino de química e matemática e apresentar quais os tipos de avaliações mais utilizadas dentro desse contexto. A avaliação constitui o processo de ensino e aprendizagem das escolas podendo ser utilizado de várias maneiras dependendo da finalidade estabelecida pelo docente. Assim, acreditamos que as rubricas poderão proporcionar um novo olhar ao realizar as avaliações, principalmente no ensino de química e matemática, que muitas vezes esse procedimento é baseado em julgamento de resultados finais e pontuais. A investigação fundamentou-se em discutir como tem sido as práticas avaliativas no cotidiano das escolas com base no teórico Luckesi (2002;2011) e à utilização das rubricas como instrumento de autoavaliação e direcionador de estudos, conforme Fernandes (2021), Brookhart (2013). O estudo é de natureza qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que, o estudo analisado, estabelece meios para concretizar o que a literatura descrita considera como relevante para um processo de aprendizagem contínuo. A prática possibilitou, que a avaliação do tipo formativa com uso de rubricas propicia ao estudante progredir no caminho do conhecimento no processo de construção da aprendizagem e consequente no desenvolvimento acadêmico do discente.
Abstract: This work aims to reflect on the use of assessment by rubrics in learning in chemistry and mathematics teaching and to present the types of assessments most used within this context.Assessment constitutes the teaching and learning process at schools and can be used in several ways depending on the purpose established by the teacher.Thus, we believe that the rubrics will be able to provide a new look when carrying out the evaluations, mainly in the teaching of chemistry and mathematics,since this procedure is often based on the judgment of final and punctual results.The investigation was based on discussing how evaluative practices have been in the daily life of schools based on the theoretical Luckesi (2002;2011) and the use of rubrics as a self-assessment instrument and study guide,according to Fernandes (2021;2023),Brookhart (2013).The study is qualitative in nature through bibliographical research.The results point out that, the analyzed study, establish means to materialize what the described literature considers as relevant for a continuous learning process.The practice made it possible for the formative type assessment with the use of rubrics to allow the student to progress in the path of knowledge in the process of building learning and consequent academic development of the student.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Avaliação por rubricas
Cotidiano escolar
Ensino de química
Ensino de matemática
Assessment of Learning
Assessment by rubrics
School daily life
Chemistry teaching
Mathematics teachig
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20124
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoRubricasAmbienteEducacional.pdf358,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.