Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luana Jesus-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:59:36Z-
dc.date.available2024-09-19T22:59:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20132-
dc.description.abstractThe development of this work is linked to a larger research project called “Historical Literacy: in search of a disciplinary repositioning in the face of curricular reforms”, developed by the Research Group “History Teaching: Historical Learning in school and non-school spaces”. Constituting a fourth stage of investigation, this research made use of several collection sources and collected data referring to dissertations from graduates of the Professional Master's Program in History Teaching (PROFHISTÓRIA/UFS) in the period from 2018 to 2022, to among other analyses, favor the understanding of concepts such as Learning and Historical awareness. This is a quantitativequalitative and exploratory research, supported by the partnership between the Federal University of Sergipe and the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC). Taking into account the information obtained in 56 productions, an instrument was created (spreadsheet using the Excel/Microsoft editor) that allowed the organization of data for the purpose of comparing productions, striving to raise significant contrast between the data, notably those relating to gender of the author, line of research, type of product/experience, keywords, basic education section (of the author's work) and theoretical foundations, always with a chronological focus.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAprendizagem históricapor
dc.subjectConsciência históricapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectMestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA/UFS)por
dc.subjectHistorical learningeng
dc.subjectHistorical awarenesseng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.titlePercursos de egressos do profhistória/ufs: produção e difusão do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativePaths of profhistória/ufs graduates: production and dissemination of knowledgeeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO desenrolar deste trabalho atrela-se a um projeto maior de pesquisa denominado “Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “Ensino de História: Aprendizagem Histórica em espaços escolares e não escolares”. Constituindo uma quarta etapa de investigação, esta pesquisa valeu-se de diversas fontes de coleta e procedeu ao levantamento de dados referente a dissertações dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFS) no período de 2018 a 2022, para dentre outras análises, favorecer o entendimento de conceitos como Aprendizagem e consciência Histórica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa e exploratória, sustentada pela parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Levando em consideração as informações obtidas em 56 produções, foi criado um instrumento (planilha pelo editor Excel/Microsoft) que permitiu a organização dos dados para fins de comparação das produções, primando por levantar contraste significativo entre os dados, notadamente, os relativos a gênero do autor, linha de pesquisa, tipo de produto/experiência, palavras-chave, recorte da educação básica( de atuação do autor) e os fundamentos teóricos, sempre com recorte para cronológico abordado.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercursosEgressosPROFHISTORIA-UFS.pdf269,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.