Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves Junior, Hélio da Guia-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:03:15Z-
dc.date.available2024-09-19T23:03:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20137-
dc.description.abstractThe present study aims to identify the predominant epistemological assumptions that underpin and guide research activities in private Pedagogy degree programs in the local context. The starting point for this inquiry was the following question: to what extent and in what way do for-profit private higher education institutions in the Baixada Santista region express the presence of research as a curricular component in teacher education within their Pedagogical Course Projects (PCPs)? The study employs a qualitative basic research approach with exploratory objectives. Selection criteria for the documents in this study included geographical location, publication between 2015 and 2018, and the presence of in-person teaching. From this selection, three Pedagogical Course Projects were collected for analysis, focusing on the following categories: (i) research conception, (ii) pedagogue formation conception, and (iii) research practice. The results indicate that research is generally conceived as a secondary and non-essential dimension of pedagogical practices in Pedagogy degree programs offered by private educational institutions in the Baixada Santista. It is often treated as a supplementary component of the "research, teaching, and extension" triad, with activities dispersed throughout the curriculum, under the assumption that they are inherently integrated but not occupying a central role.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFundamentos epistemológicospor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEpistemological foundationseng
dc.subjectCritical pedagogyeng
dc.titleA hegemonia do “saber-fazer” e a formação de professores: contradições epistemológicaspt_BR
dc.title.alternativeThe hegemony of “know-how” and teacher education: epistemological contradictionseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar os pressupostos epistemológicos predominantes que fundamentam e orientam as atividades de pesquisa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia oferecidos por instituições privadas na região da Baixada Santista. Parte-se da seguinte indagação: de que maneira as instituições de ensino superior com fins lucrativos na Baixada Santista abordam a pesquisa como um componente curricular na formação de professores em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs)? O estudo se baseia na análise documental com abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza básica com objetivos exploratórios. Para a seleção dos documentos analisados, foram estabelecidos critérios que incluíram o local, a data de publicação entre 2015 e 2018 e a modalidade de ensino presencial. A partir desse recorte, foram coletados três PPCs para análise, com foco nas seguintes categorias: (i) concepção de pesquisa; (ii) concepção de pedagogo; e (iii) prática da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a pesquisa é geralmente concebida como uma dimensão secundária e não essencial das práticas pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia oferecidos por instituições de ensino privadas na Baixada Santista, sendo diluída ao longo das disciplinas, com a suposição de que está intrinsecamente incorporada ao currículo.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HegemoniaSaberFazerFormacaoProfessores.pdf258,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.