Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20142
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Formação ética de estudantes em via dupla: compromisso educativo consigo e com o outro no curso de pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | Ethical training of double track students: educational commitment to yourself and to others in the pedagogy course |
Autor(es): | Oliveira, Ana Lise Costa de |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A questão ética na formação educativa contemporânea tematiza esse artigo. Perante a problemática de como compreendem a formação inicial orientada por uma perspectiva ética, objetivamos conhecer as representações de ética de estudantes concluintes de um Curso de Pedagogia em uma universidade pública no estado da Bahia. Os aportes teóricos que sustentaram a temática da formação ética foram: (Puig, 1998; Freire, 1996; Goergen 2005, 2011, Rios, 2010; Severino 2011), dentre outros. A pesquisa qualitativa baseou-se na abordagem das representações sociais, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista e, a análise conteúdo, como técnica de interpretação dos dados. Os resultados evidenciaram que o compromisso do estudante como o próprio processo de aprendizagem é fundante para o desenvolvimento de sua postura ética. Na trama educativa, o ethos, tanto na formação inicial docente, quanto no efetivo exercício da docência, se fortalece na proporção que professores e estudantes reconhecem-no como elemento primaz para a construção do conhecimento na perspectiva da formação integral dos sujeitos. A vivência ética no forma-se, formar o outro, enriquece o processo educacional tornando-o mais humano, engajado e reflexivo. Portanto, esperamos a ressignificação ética dos espaços educativos desde educação básica à universidade. |
Abstract: | The ethical issue in contemporary educational training is the subject of this article. Faced with the problem of how they understand initial training guided by an ethical perspective, we aim to know the ethical representations of students completing a Pedagogy Course at a public university in the state of Bahia. The theoretical contributions that supported the theme of ethical training were: (Puig, 1998; Freire, 1996; Goergen 2005, 2011, Rios, 2010; Severino 2011), among others. Qualitative research was based on the approach of social representations, using the interview as a research tool and content analysis as a data interpretation technique. The results showed that the student's commitment to the learning process itself is fundamental for the development of their ethical posture. In the educational framework, the ethos, both in initial teacher training and in the effective exercise of teaching, is strengthened to the extent that teachers and students recognize it as a primate element for the construction of knowledge in the perspective of the integral formation of subjects. The ethical experience in training oneself, training others, enriches the educational process, making it more human, engaged and reflective. Therefore, we expect the ethical redefinition of educational spaces from basic education to university. |
Palavras-chave: | Ética na educação Formação inicial de professores Representações sociais Ethics in education Initial teacher training Social representations |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20142 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoEticaEstudantesViaDupla.pdf | 256,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.