Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Alessandro Cardoso-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:05:27Z-
dc.date.available2024-09-19T23:05:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20144-
dc.description.abstractThe presente essay has its objectiva to show the actions and limits of scholl Horácio Hora, during the first republic. Being the working class education the object of this essay, it is possible to realize that even tho ugh the attempt to transform the education in an instrument of politization and organizition of the working class from Sergipe during the first republic. This first republic was for everyones´s suprise, had an education system that had as its main purpose to maintain the power of the store owners. This conclusion can be reached because both the statute of the working class from Sergipe and the inner regiment of worker´s scholl functioned inside the current order.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEscola Horácio Horapor
dc.subjectEducação operáriapor
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectHorácio Hora schollpor
dc.subjectWorking classpor
dc.subjectFirst Republicpor
dc.titleA escola operária Horácio Horapt_BR
dc.title.alternativeThe scholl Horácio Horapor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO Presente trabalho tem como objetivo mostrar as ações e os limites da escola Horácio Hora, durante a primeira república em Sergipe. Sendo a educação operária o objeto de estudo dessa pesquisa, percebe-se que, apesar da tentativa de transforma a educação em um instrumento de politização e organização da classe operária sergipana daquela conjuntura, esta, contraditoriamente, tornou-se uma educação que serviu para a manutenção da Hegemonia burguesa, já que tanto o estatuto do Centro Operário Sergipano( órgão que dirigia a escola Horácio Hora), como também o regimento interno da mesma, funcionaram dentro da ordem vigente, seguindo do ponto de vista educacional, uma pedagogia escolanovista.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscolaOperariaHoracioHora.pdf223,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.